Vulcão Merapi entra em Erupção – o primeiro gatilho gravitacional do Eclipse solar de 21.06.2020

O vulcão indonésio Merapi em erupção, observado a partir de Yogyakarta, em foto divulgada pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologia de Desastres Geológicos da Indonésia (BPPTKG) – BPPTKG/AFP

O vulcão Merapi na Indonésia, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção duas vezes neste domingo, projetando uma nuvem de cinzas de 6.000 metros de altura, informou a agência nacional geológica.

As duas erupções duraram quase sete minutos.

As autoridades locais ordenaram aos moradores que permaneçam fora de uma área de três quilômetros ao redor da cratera, próxima de Yogyakarta, a capital cultural da Indonésia.

O Eclipse solar de 21.06.2020

O eclipse solar de 21 de junho de 2020 foi um eclipse anular visível na África, na Ásia e no sudeste da Europa. É o eclipse número 36 na série Saros 137 e terá magnitude 0,994.

Em alguns pontos do hemisfério norte um eclipse solar anular, um “anel de fogo”, selará o início do verão e, para o hemisfério sul, o início do inverno.

No dia 20 de junho ocorre o solstício de inverno/verão.

No dia 21, África Central, Península Arábica, Índia, China, Taiwan e Pacífico verão o anel completo. O restante da África, Ásia, Sul e Leste da Europa e Norte da Austrália observarão um eclipse parcial.

Esse eclipse é conhecido como “anel de fogo” porque a Lua não consegue tapar o Sol por completo, deixando as bordas “sobrando”.

****************************************

Este é apenas um dos muitos efeitos esperados deste eclipse, e mais, de todo o período de 15 dias a frente, até o eclipse lunar (parcial) de 5 de Julho, quando Sol, Lua e Terra ficam no mesmo plano orbital de alinhamento.

Eventos geológicos, vulcânicos, sísmicos, climáticos, magnéticos e até sociais são esperados no periodo, sendo deflagrados por toda essa energia. Inclusive pesquisas apontam que alterações no índice da energia solar sobre a Terra provocam aumento de stress e violência social no mundo.

Jonas Passos em 21.06.2020

Veja também:

Comentários
Compartilhar