Serei perdoado e salvo apenas por boas intenções?
O Evangelho é claro.
Seremos julgados pelas nossas obras.
A árvore e os frutos. Intenções não bastam, se elas não se tornarem fatos. Obras.
A Misericórdia não existe sem a Justiça, é sua outra coluna de sustentação.
O bem que negamos ao semelhante nos será negado.
Se não perdoamos o semelhante, como esperamos ser perdoados?
Isso aparece já explícito no Pai Nosso, oração de contrato com os filhos de Deus, e em toda a Bíblia.
Quem deseja receber misericórdia do Pai, que dê misericórdia ao irmão
Cristo deixou isso suficientemente claro.
Não há outra forma de demonstrar os bons valores do caráter e da alma se eles não se tornarem ações materiais. Caso contrário, tudo ficará apenas no discurso da hipocrisia.
As orações abrem caminho para as boas ações. Mas aquele que ora buscando benefício próprio mas se fazendo cego às necessidades do próximo, realmente ainda não capturou a essência do caráter da vida cristã legítima.
Muitas vezes, pedimos coisas a Deus, e antes dele nos conceder estes desejos, enviará testes para ver o nosso comportamento diante das necessidades das pessoas mais próximas. E conforme a nossa conduta, será a resposta Dele.
Só as ações comprovam a conversão de um coração e a mudança de uma alma.
Se alguém continua fazendo as mesmas coisas erradas de sempre, isso significa que não mudou por dentro, embora procure disfarçar na sua conduta fingida. Mas qual coração pode ficar longe da Balança da Lei que julga conforme o Livro da Verdade?
Fazer papel de vítima no dia do grande juízo só piora as coisas, porque é isso o que a humanidade mais tem feito ultimamente, em vez de reconhecer seus erros e mudar a conduta.
Fazer papel de vítima só demonstra o quanto uma alma é hipócrita e covarde ao fugir da responsabilidade de suas próprias ações e da autoria dos seus próprios erros.
Afinal, o Inferno ainda continua cheio de boas intenções. E a maioria dos condenados atua da mesma forma como os prisioneiros de um sistema penitenciário.
Eles nunca são culpados de nada.
São apenas vítimas.
Se isso até está colando na atual política pervertida, não cola nem um pouquinho diante da Justiça Onisciente do Universo.
JP em 07.05.2024