ApocalipseBíbliaEspiritualidadeHermetismo

O Reino de Deus está dentro de vós

O Reino de Deus está dentro de vós

“20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.”
Lucas 17: 20-21

Esta é uma das muitas passagens que certos tradutores e intérpretes da Bíblia costumam não aceitar, e em vez de declarar que o reino de Deus está “DENTRO DE VÓS”, colocam que está “ENTRE VÓS” (no meio de vós).

Mas o certo e que todos sabem é que Deus deve estar e se manifestar dentro de nós em primeiro, antes que possamos viver uma relação sólida com Deus fora de nós, por exemplo, relação expressa com a Natureza, que é Deus visível, e com o semelhante, que também é Deus visível diante de nós.

Se Deus está em cada pessoa, toda maldade que atiramos sobre os outros será como uma maldade direta a Deus, da mesma forma que toda bondade que fizermos ao semelhante, coisa que está bem definida nas leis do amor ao próximo conforme os evangelhos.

“Fazei ao próximo tudo aquilo que gostarieis que fizessem a vós mesmos”.

A verdadeira religião ensina que a busca pela fonte da espiritualidade começa dentro, uma pequenina semente menor que um grão de mostarda que, se desenvolvida corretamente, se expandirá ao mundo exterior com poder de remover montanhas e alcançar o próprio céu.

Esta passagem bíblica ilustra com segurança que o autoconhecimento é a porta que se abre para a dimensão interna da verdadeira espiritualidade consciente em todas as suas relações com o exterior, que passa a ser compreendido como um reflexo do interior que atrai ao seu campo de ação somente, e tudo aquilo que é semelhante ao que cada um carrega dentro.

Portanto, o regresso de Cristo e a chegada do Reino de Deus à qual se refere esta e outras passagens bíblicas não será baseado numa visão externa de Cristo sobre as nuvens, não mais do que no chamado interno do Cristo vivo no coração de cada um de seus filhos à ele conectados pelas eternas ligações do amor infinito.

Se não conseguirmos conexão com a divindade dentro, jamais conseguiremos algo real do lado de fora, quando tudo não passará de um teatro ritualístico em alguma instituição que monopoliza crenças.

Se não conseguirmos amar o próximo, não estaremos cumprindo o mais elementar dos mandamentos do AMOR através do qual, finalmente, iremos reconhecer DEUS em tudo e em todos.

A partir de nós mesmos, quando o AMOR então falará mais alto do que letra morta ou crenças de estimação.

JP em 09.02.2025

Comentários

Botão Voltar ao topo