MistériosUfologia

Cientistas à procura de alienígenas detectam um sinal misterioso de Proxima Centauri

Proxima Centauri

Uma equipe de astrônomos de um projeto científico em busca de vida extraterrestre, do qual o falecido Stephen Hawking fez parte, acaba de descobrir o que poderia ser a melhor evidência até agora de um sinal alienígena vindo do espaço sideral, Proxima Centauri.

Especificamente, os pesquisadores encontraram um “sinal de rádio intrigante” vindo de Proxima Centauri, o sistema solar mais próximo, a apenas 4,2 anos-luz de distância do Sol.

Um misterioso sinal de rádio do nosso vizinho estelar mais próximo, Proxima Centauri, está sendo “cuidadosamente investigado” pela equipe de astrônomos do projeto Breakthrough Listen.

O sinal, que apareceu apenas com pequenas flutuações em uma estreita faixa de frequências em torno de 980 megahertz – que corresponde a uma região do espectro de rádio que normalmente carece de transmissões de satélites e naves espaciais artificiais ou humanas – já havia sido recebido pela rádio australiana Parkes telescópio em abril e maio de 2019, de acordo com um relatório publicado pelo The Guardian.

Este diagrama ilustra as localizações dos sistemas estelares mais próximos do sol. 
O ano em que a distância de cada sistema foi determinada está listado após o nome do sistema. 

O sinal, segundo os cientistas, veio da direção da estrela Proxima Centauri, que é a vizinha mais próxima do nosso Sol no espaço.

Proxima Centauri – Proximo B

Proxima Centauri está a 4,2 anos-luz da Terra (quase 40 trilhões de quilômetros) e tem dois planetas confirmados, um gigante gasoso semelhante a Júpiter e um mundo rochoso semelhante à Terra chamado Proxima B na “zona habitável”, que é uma área onde água líquida poderia fluir na superfície do planeta.

No entanto, como Proxima Centauri é uma anã vermelha, a zona habitável está muito próxima da estrela. Isso significa que o planeta provavelmente está bloqueado pelas marés e exposto a radiação intensa, tornando improvável que qualquer civilização possa ter se formado, pelo menos na superfície.

Um terceiro planeta dentro do sistema?

O sinal, que não foi atribuído a nenhuma fonte terrestre ou humana próxima à Terra, provavelmente terá uma explicação natural. Mesmo assim, os astrônomos caçadores de alienígenas ficaram surpresos com o sinal misterioso.

Assim, o sinal de rádio detectado na faixa de 980 megahertz, além das mudanças de frequência detectadas pelo telescópio Parkes, é consistente com o movimento de um planeta. Isso sugere que pode ser evidência de um terceiro planeta dentro do sistema, em vez de sinais de uma civilização alienígena, algo que os pesquisadores dizem ser “altamente improvável”.

Pete Worden, diretor da Breakthrough Initiatives, disse ao The Guardian que os sinais provavelmente são interferências de fontes terrestres que ainda não podemos explicar. No entanto, ele disse que era importante esperar e ver o que os cientistas do projeto concluem examinando de perto o sinal.

O Uau!

O Uau! Sinal.

A equipe diz que este é um dos sinais de rádio mais emocionantes desde o Wow! o que levou muitos a especular que se originou de uma civilização alienígena distante.

O Uau! foi um sinal de rádio de banda estreita de curta duração, captado durante uma busca pelo programa de inteligência extraterrestre (Seti), pelo Big Ear Radio Observatory em Ohio em 1977.

O sinal incomum, que ganhou seu nome depois que o astrônomo Jerry Ehman escreveu “Uau!” Junto com os dados, provocou uma onda de entusiasmo, embora Ehman tenha advertido contra tirar “conclusões vastas de dados de tamanho médio”.

Comentários

Botão Voltar ao topo