CiênciaMistérios

Uma notável adaga de cristal de 5.000 anos de idade é descoberta

Esta notável adaga de cristal de 5.00 anos foi descoberta em uma tumba megalítica de Montelirio Tholos. É uma adaga rara porque o cristal só estava disponível fora da região e só pessoas ricas poderiam possuir tal arma.

De acordo com os cientistas, esta arma translúcida é a “arma tecnicamente mais sofisticada” já encontrada na Iberia Pré-histórica, localizada no sudoeste da Espanha.

Remarkable 5,000-Year-Old Crystal Dagger Discovered In Megalithic Tomb Of Montelirio Tholos

Uma adaga de cristal de 5.000 anos foi encontrada na Espanha. Crédito: Miguel Angel Blanco de la Rubia

A antiga adaga de cristal exigia imensa habilidade para esculpir. “A fabricação do punhal de cristal de rocha deve ter sido baseada em um acúmulo de conhecimento e habilidade empíricas transmitidos da produção de lâminas de adaga de pedra, bem como do know-how de rocha-cristal de pequenos objetos bifaciais foliáicos”, escreveram os pesquisadores em seu artigo científico publicado na Quaternary International.

O artefato tem quase 8,5 polegadas de comprimento e foi encontrado junto com 10 pontas de flecha, quatro lâminas e um núcleo para fazer armas, todas elas eram de cristal de rocha.

Dentro da tumba megalítica localizada no baixo vale de Guadalquivir, que fica dentro da área metropolitana de Sevilha, os cientistas também encontraram os restos mortais de 25 indivíduos. Algumas dessas pessoas morreram devido a envenenamento.

Os restos mortais foram espalhados pelo local, juntamente com bens graves, incluindo presas de elefante, joias, potes e um ovo de avestruz também foram encontrados.

A adaga de cristal de 5.000 anos pode ter tido um significado simbólico e tais sociedades a usaram para vitalidade, poderes mágicos e conexões com ancestrais.

Eles provavelmente representam parafernália funerária acessível apenas à elite deste período de tempo.

A associação da lâmina da adaga a uma alça feita de marfim, também uma matéria-prima não local que deve ter sido de grande valor, sugere fortemente o status de alto escalão das pessoas que fazem uso desses objetos”, diz o estudo.

Remarkable 5,000-Year-Old Crystal Dagger Discovered In Megalithic Tomb Of Montelirio Tholos

A adaga deslumbrante foi projetada para caber uma alça de marfim (foto). Especialistas dizem que provavelmente pertencia a uma pessoa rica, já que os materiais estavam disponíveis em lugares distantes desta parte da Espanha. Crédito: Miguel Angel Blanco de la Rubia

O rosto da arma foi polido, o que pode ter sido feito para evitar fraturas ou acidentes durante a construção da forma.

Devido ao tamanho da adaga, os pesquisadores especulam que ela foi tirada de um monocristal de pelo menos oito polegadas de comprimento e duas polegadas de espessura e foi projetada para caber com uma alça de marfim.

Valência é venerada como o local mais significativo da Idade do Cobre Iberia e também é o maior. Existem muitos locais significativos da Idade do Cobre na Espanha. Cerca de 5.000 anos atrás, Los Millares, era a maior e mais importante cidade da Europa. As ruínas da cidade de Los Millares estão situadas em um planalto, a uma altitude de 270 metros – um local estratégico perfeitamente escolhido perto de Almeria, na costa sul da Espanha.

As pessoas de Los Millares possuíam conhecimento técnico altamente desenvolvido e introduziram metalurgia de cobre no Mar Mediterrâneo Ocidental. Eles também desenvolveram a agricultura e construíram uma vasta necrópole para enterros coletivos.

Ancientpages
****************

Comentários
Compartilhar

Botão Voltar ao topo