CiênciaMistériosNaturezaTerra

Supervulcão Yellowstone nunca esteve tão ativo como agora!

 

Temores da erupção do vulcão Yellowstone:

73 TREMORES atingem supervulcão em mês recorde (junho)

O vulcão YELLOWSTONE foi abalado por 73 terremotos aterrorizantes e “recordes esmagados” pelo número de explosões de geyser no mês passado (junho), levando alguns a temerem que uma erupção vulcânica do Yellowstone esteja se formando.

O vulcão Yellowstone e o parque nacional circundante testemunharam um período de intensa atividade em junho deste ano.

Em sua atualização mensal do vulcão Yellowstone, o US Geological Survey informou sobre erupções que quebraram recordes, explosões hidrotermais e terremotos.

Somente no mês passado, o mundialmente famoso Steamboat Geyser entrou em erupção sete vezes, elevando o número total de explosões até agora para 25.

 

 

E nos 30 dias de junho, as estações sismográficas do parque Yellowstone registraram um número devastador de 73 terremotos. alguns dos quais atingiram status de enxames.

O incrível mês de atividade sísmica em Yellowstone levou muitos a expressar suas preocupações com o Yellowstone nas redes sociais.

Lee Golden, usuário do Twitter, disse:

“Enquanto isso, o #Steamboat #Geyser está a 25 #Eruptions em #Yellowstone!

“Se essas erupções continuarem, pode quebrar o recorde do ano passado, o que não seria uma boa coisa!”

Steve McEllistrem disse no Twitter:

“Yellowstone é realmente um vulcão que teve uma grande erupção a cada 600.000 anos.

“A última vez que irrompeu? Cerca de 600.000 anos. Gole.”

E o usuário NerdyCaptainKirk disse:

“Eu me pergunto se metade do mundo está prestando atenção nas notícias.

“Você sabe se o Yellowstone explodir, estamos todos mortos, certo, então seja gentil com as pessoas, ame um ao outro, você nunca sabe que o amanhã pode ser nosso último dia.”

E, apesar dessa preocupante mensagem de destruição circulando nas redes sociais, o USGS e o seu Observatório do Vulcão Yellowstone (YVO) estão certos de que o supervulcão não está mostrando sinais de atividade incomum.

De acordo com o USGS, todas as atividades sísmicas e terremoto, incluindo os 73 tremores, permanecem em “níveis de fundo”.

Em junho de 2019, o geyser Steamboat bateu mais recordes

O parque do supervulcão é atingido “normalmente” entre 1.000 e 3.000 terremotos. Nenhum deles é um sinal de uma erupção pendente.

O que é incomum, no entanto, é o número de vezes que o Geyser Steamboat de Yellowstone entrou em erupção em junho.

O USGS disse:

“Em junho de 2019, o geyser Steamboat bateu mais recordes.

“Durante o mês, ocorreram 7 erupções de água, em 1, 7, 12, 15, 19, 23 e 28 de junho, elevando o número total de erupções para o ano para 25″.

“Nesse ritmo, o recorde anual de erupções – 32, estabelecido no ano passado – cairá neste verão.

“June também viu o menor intervalo entre as erupções que já foram registradas – um pouco mais de três dias”.

O Steamboat no Norris Geyser Basin, em Yellowstone, é o gêiser mais alto do mundo atualmente ativo.

 

Quando o vulcão Yellowstone entrou em erupção?

A última erupção que forma a caldeira em Yellowstone ocorreu há aproximadamente 640 mil anos.

O USGS disse:

“Desde a mais recente erupção gigante que forma a caldeira, há 640.000 anos, ocorreram aproximadamente 80 erupções relativamente não explosivas”.

“Destas erupções, pelo menos 27 eram fluxos de lava riolítica na caldeira, 13 fluxos de lava riolítica fora da caldeira e 40 aberturas de basalto fora da caldeira”

“Algumas das erupções foram aproximadamente do tamanho da devastadora erupção de Pinatubo em 1991 nas Filipinas, e várias foram muito maiores.”
Fonte: Express.co.uk

 

************************************************

 

O que me impressiona é que, todos os anos, a Natureza está batendo seus próprios recordes em relação aos anos anteriores, seja na faixa sísmica, seja nas erupções vulcânicas ou de geisers, seja no contraste climático das temperaturas.

Então, se a cada novo ano que chega, os recordes são quebrados, por uma simples questão de lógica não-acadêmica, é possível antever com clareza um quadro de CAOS se formando a frente, quando estes novos recordes quebrados começarem a  ameaçar severamente a vida na Terra… aliás, coisa que já fazem em muitos pontos por ora isolados no planeta, antes de contemplarmos uma ação global da Natureza em fúria incontrolável…

 

JP em 12.07.2019

 

Comentários

Botão Voltar ao topo