Espiritualidade

Os valores de Aquário e da casa XI

A casa XI nos fala dos contatos escolhidos (diferente do teor da casa III, a casa dos contatos impostos via primeira família – irmãos, primos, parentes próximos, vizinhos).

É a casa das amizades, das proteções, das esperanças partilhadas, dos ideais partilhados formando grupos fraternos naturalmente, sem compromissos rígidos ou institucionalizados, porque a amizade nasceu livre, e morre em cativeiro.

É a casa dos projetos, do amor espiritualizado (em oposição à casa V, o amor sexualizado, erotizado, condicionado ao prazer). Aqui, o prazer é puramente espiritual e ideológico.

De certa forma, tende ao platonismo e aos movimentos utopistas, futuristas e progressistas de todos os tipos. O ideal aquariano de um mundo melhor.

A necessidade de partilhar algo fora dos relacionamentos amorosos e algo fora da dependência dos vínculos institucionais (casa VII), como o matrimônio ou as sociedades, onde o lucro em comum é o interesse partilhado.

Aqui, a partilha não exige nem lucro e nem algo em troca, a não o beneficiamento mútuo. A amizade é o sentimento mais livre que existe por sua própria definição:

É o amor incondicional, na melhor definição do termo.

A casa XI é análoga ao signo de Aquário, o signo da amizade.

Aquário e os interesses da casa XI devem mesmo transcender os limites dos vínculos baseados em sexo ou em lucros (valores da casa VII sobre as quais se fundamentam as instituições) porque sua bandeira é a liberdade.

Nesta casa, você entra e sai a hora que quiser, e seu único compromisso é com a sua consciência. O lado melhor da amizade é a ausência de cobranças, e por isso, é o mais libertador dos sentimentos.

Muitos casais conseguem até ter uma vida sexual e emocional intensa, mas não conseguem ser amigos. Porque não conseguem dar um ao outro a liberdade que a amizade exige. A amizade não é um contrato.

Não é um sentimento baseado em aparência, atração física ou segurança material. Seu motor é o progresso, é o crescimento das ideias e ideais, é a marcha para o futuro.

Sua meta é a transcendência.
Por isso, é o penúltimo signo antes do salto para Peixes, por definição, o signo da União com Deus, da Religião verdadeira, da fusão do EU com o Todo, e este EU começou sua marcha em Áries.

Aquário revela ao mundo a PORTA para a consciência espiritual mais próxima da divindade.

A nobre missão da amizade é o estímulo recíproco ao maior e ao melhor da vida, em tudo aquilo que mora e cresce sob as asas da verdadeira liberdade!

A casa XI revela nossa capacidade de trabalhar em grupo, e de construir ideais em movimentos de natureza livre.

Sendo Aquário o signo análogo da casa XI, traz todos estes atributos em sua personalidade astrológica.

Não são poucas as pessoas que se referem a Aquário como o signo mais FRIO do Zodíaco.
Nada mais falso!

Por definição, o signo mais frio do Zodíaco é Capricórnio.

O problema é que a forma de expressar sentimento da parte dos aquarianos encontra mais ressonância nas amizades, e muito pouca ressonância em sentimentos vinculados a compromissos, como família (compromissos de sangue) e matrimônio (compromissos baseados em atividade sexual e cuidados com a família).

A forma de Aquário sentir é livre, não nasceu para seguir compromissos ou protocolos institucionais. Pelo contrário, ele é avesso a tudo isso. Se sente muito melhor partilhando o amor livre (não confundir com libertinagem), isto é, o amor devotado aos seus ideais e com as pessoas que partilham livremente de suas ideias.

Mas para todo aquele/aquela que deseja capturar um aquariano para seus interesses sexuais, matrimoniais ou familiares, então virá a decepção e o rótulo de pessoa fria.

Porém, só os aquarianos sabem o que eles realmente sentem, e rótulos nada dizem para eles. O que irrita ainda mais os que costumam lhes rotular, desapontados em suas expectativas de aprisionar seu coração dentro de compromissos institucionais.

Ele veio para derrubar tudo isso, para transcender tudo isso, é o destruidor das ilusões daqueles que colocam o amor em conceitos tão pequenos, tão prisioneiros de contratos, de sexo e de expressões que limitam o coração aos protocolos sociais.

Não é a toa que a grande era da revolução do pensamento está subordinada ao signo de Aquário.

Nem todos estão prontos para tanta desilusão, desapego e renúncia ao sentimentalismo…

Na companhia dos amigos é que o mais nobre e incondicional dos sentimentos de Aquário se revela: a Amizade, que só existe em liberdade.

Incondicional porque não gosta de alguém por causa de sua aparência, por causa de sexo, dinheiro ou obrigações de família… incondicional porque a Amizade é o verdadeiro bem querer que existe, sem exigir nada em troca.

Aquário preconiza a revolução da inteligência e o salto da consciência para a verdadeira vida em sociedade, vida fraterna partilhando valores em harmonia não mais usando máscaras e rótulos hipócritas que escondem a infelicidade e a insatisfação de tanta gente posando uma falsa alegria em seus relacionamentos tão limitados e egoístas.

Por tudo isso, Jesus Cristo chamou seus discípulos de Amigos queridos… e com eles fundou um grupo de ideais e valores fraternos baseados no verdadeiro amor de doação, que vem para derrubar os sentimentos pequenos, mesquinhos e interesseiros da sociedade hipócrita.

Aquário é o mensageiro do Amanhã, um Amanhã para poucos, um Amanhã que prega o direito da liberdade como a base do respeito e da própria felicidade.

A luz de Aquário nos revelará o caminho de regresso para nossa verdadeira família que não é deste mundo de ilusões passageiras…

JP em 20.09.2021

Comentários

Botão Voltar ao topo