EspiritualidadeMistérios

O simbolismo espiritual do lava-pés cristão

O simbolismo espiritual do lava-pés cristão

“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

João 13:1-17

Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”.

Começa com um ato de humildade, quando o mestre se submete aos discípulos numa ação que, para muitos, seria humilhante, tanto que Pedro, o capitão dos apóstolos, a princípio se recusa ao ritual.

Quando então Cristo lhe adverte:
“Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.”

A primeira ideia desse ritual está expressa na afirmação do próprio Cristo momentos depois (no Hôrto das Oliveiras):

O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Lavar os pés representa remover as impurezas do mundo no corpo e na alma dos apóstolos. Na verdade, aquele ritual era uma despedida de Cristo, preparando já os seus discípulos para a sua missão. Era necessário remover de suas almas as últimas impurezas, ainda herdadas de quando eles eram totalmente mundanos e dedicados às suas vidas comuns.

Quando Cristo novamente observa a Pedro (que pediu que Cristo lhe lavasse o corpo inteiro):

“Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos”.

Lembrando que, algum tempo mais tarde (especificamente, 50 dias após a ascensão) Jesus Cristo enviaria o Espírito Santo aos apóstolos, mulheres santas e outros seguidores, preparando-os para a missão de evangelizar a partir daquele batismo de fogo.

O lava-pés também mirava esse evento, como uma preparação. Mas o seu significado continuou, como um exemplo de fraternidade, segundo as instruções de Cristo:

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13:12-15

Um exemplo de fraternidade espiritual, quando os irmãos dedicam-se à mútua correção entre si.

Alguns grupos cristãos seguiam esse exemplo do Novo Testamento, lavando os pés como sinal de humildade e fraternidade.

O que significa o lava-pés na Quinta-Feira Santa?

À noite, a missa do Lava-pés recorda a última ceia. Na tradição cristã, Jesus lava os pés dos discípulos em demonstração de amor, humildade e serviço. Na celebração, o bispo ou o padre lava os pés de algumas pessoas da comunidade, como a confirmação de um compromisso de estar a serviço da comunidade.

Os pés são a parte do nosso corpo que caminha pelo mundo.
A parte do nosso corpo que toca literalmente este mundo, essas estradas de terra, de sujeira, poeira e, simbolicamente falando, impurezas espirituais.

Lavar os pés significa, finalmente, um rompimento definitivo com as coisas do mundo e uma entrega plena a Deus, trabalhando para ele a partir daquele momento, quando o lava-pés assume uma releitura do próprio batismo, quando as águas tocaram a cabeça, a primeira parte do corpo que nasce.

Agora essas águas que purificam e preparam o espírito tocam os pés, a extremidade final, completando o sentido do batismo inicial e a finalidade do segundo nascimento.

Quando o segundo nascimento nos torna, verdadeiramente, discípulos daquele que nos trouxe a esse renascimento, quando ele mesmo lavará os nossos pés das impurezas deste mundo adquiridas em caminhos errados, colocando-nos finalmente na estrada que conduz ao Pai.

JP em 07.04.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo