Conheça a lista dos bilionários que enriqueceram ainda mais por causa da Pandemia em 2020

Ninguém superou a pandemia COVID-19 como a classe de bilionários em expansão da América.

Desde que o coronavírus começou a fechar grande parte da economia dos EUA em meados de março, os 20 maiores bilionários do país viram seu patrimônio líquido subir vários bilhões – enquanto grande parte do resto da América lutou para se manter à tona.

O chefe da Amazon, Jeff Bezos – o homem mais rico do mundo – registrou um aumento impressionante de 70% em seu patrimônio líquido, com suas participações pessoais subindo de US $ 113 bilhões em meados de março para US $ 192 bilhões na sexta-feira, de acordo com contagens em tempo real da Forbes.com .

Jeff Bezos, fundador da Amazon
Jeff Bezos, fundador da Amazon (Charles Krupa / AP)

Elon Musk, chefe da Tesla e da SpaceX, viu sua fortuna pessoal disparar quase 300% durante o mesmo período, saltando de US $ 24,6 bilhões em meados de março para US $ 92 bilhões na semana passada.

O cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, tornou-se centibilionário pela primeira vez no final de agosto, quando suas riquezas recém-cunhadas o levaram de cerca de US $ 54,7 bilhões em meados de março para a impressionante referência de US $ 100 bilhões.

Esta foto de arquivo de 25 de outubro de 2019 mostra o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, falando no Paley Center em Nova York.
Esta foto de arquivo de 25 de outubro de 2019 mostra o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, falando no Paley Center em Nova York. (Mark Lennihan / AP)

Alguns dos maiores ganhos inesperados foram para o magnata do mercado hipotecário da Quicken Loans, Daniel Gilbert, o chefe da Zoom Video, Eric Yuan, e o cofundador do Twitter, Jack Dorsey.

A riqueza de Gilbert explodiu em mais de 600% nos últimos sete meses para chegar a US $ 46 bilhões na semana passada. A riqueza da família de Yuan mais do que quadruplicou para US $ 24,7 bilhões, e a arca do tesouro de Dorsey mais do que triplicou, chegando a US $ 10,1 bilhões.

Nesta foto de arquivo de 7 de junho de 2019, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, sai após sua conversa com o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu em Paris.
Nesta foto de arquivo de 7 de junho de 2019, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, sai após sua conversa com o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu em Paris. (François Mori / AP)

“Os 70 maiores bilionários dos EUA têm tanta riqueza combinada quanto a metade inferior de todas as famílias americanas”, disse Chuck Collins, um acadêmico sênior do Institute for Policy Studies, um think tank de Washington, ao Daily News.

Collins, bisneto do frigorífico Oscar Mayer, deu sua herança ainda jovem e mais tarde foi cofundador do grupo Patriotic Millionaires.

Ele chama a pandemia COVID-19 de um “acelerador” para a crescente divisão de classes no país e espera que os ricos continuem enriquecendo à medida que milhões de outros americanos caem na pobreza agora que a rede de segurança social do Cares Act secou sem reposição.

“Na próxima semana, prevejo que atingiremos um aumento de riqueza de um trilhão de dólares para os 640 bilionários nos Estados Unidos, a menos que o mercado afunde. Na segunda-feira, os bilionários dos EUA viram sua riqueza aumentar mais de US $ 930 bilhões desde meados de março ”, disse ele na quinta-feira.

Leia também  Apocalipse 18 e a Ruína de Babilônia

Nos mesmos sete meses, o desemprego nos EUA atingiu um recorde de 14,7% em abril, seu nível mais alto desde a Grande Depressão, antes de cair para 7,9% no mês passado. Antes da emergência nacional da COVID-19, a taxa de desemprego era de 3,5% em fevereiro.

O déficit federal, enquanto isso, disparou para um recorde de US $ 3,1 trilhões no ano fiscal encerrado em 30 de setembro, confirmou o Departamento do Tesouro na sexta-feira.

Collins disse que o ressurgente mercado de ações essencialmente se desvinculou da economia em geral e está impulsionando grande parte da bonança dos bilionários.

Os investidores estão “fazendo apostas no futuro”, e os maiores ganhadores são os bilionários mais bem posicionados para a época, disse ele. Esses chamados “aproveitadores da pandemia” estão abrindo novos caminhos nos campos da tecnologia baseada em nuvem, videoconferência, medicamentos prescritos e varejo online, disse ele.

“Wall Street está antecipando a próxima onda de monopólios, em que grandes vencedores irão expulsar todos os outros”, disse ele. “É uma desvinculação da economia real da Main Street e da economia especulativa de Wall Street.”

À medida que mais lojas físicas fecham devido às medidas de contenção do coronavírus, os investidores esperam que a Amazon de Bezos ganhe essa folga, pensa-se.

Elon Musk fundador, CEO e engenheiro-chefe / designer da SpaceX
Elon Musk fundador, CEO e engenheiro-chefe / designer da SpaceX (John Raoux / AP)

E as posições pioneiras de Musk em carros elétricos, energia sustentável e viagens espaciais parecem investimentos mais inteligentes e voltados para o futuro em comparação com os combustíveis fósseis.

Na verdade, um bilionário que realmente viu sua fortuna diminuir durante a pandemia é o barão do petróleo Philip Anschutz.

Sua riqueza impressionante, construída em grande parte por meio de perfuração de petróleo e ferrovias, caiu de US $ 11 bilhões em meados de março para US $ 10,1 bilhões sete meses depois, de acordo com a Forbes.

Os magnatas da tecnologia são os novos industriais e estão dominando seus respectivos mercados com supervisão governamental mínima, dizem os especialistas.

“Os bilionários de alta tecnologia estão indo muito bem porque controlaram o mercado”, disse o ex-secretário do Trabalho dos Estados Unidos, Robert Reich, ao The News.

“Se ainda tivéssemos leis antitruste com alguma força, ou já teríamos destruído a Amazon ou teríamos garantido que Bezos compartilhasse alguns dos algoritmos de seu molho secreto. Mas o antitruste está morto há anos, então Bezos está ganhando muito ”, disse ele.

Leia também  Joe Biden, o Anticristo? Quem é o Anticristo?

Ele disse que a falta de algo semelhante a um “imposto sobre lucros excedentes” durante nossa emergência de coronavírus também está beneficiando os bilionários. Esses estatutos foram promulgados durante a Segunda Guerra Mundial para tributar os lucros que excedam os ganhos do pré-guerra.

“Se tivéssemos (uma) agora, provavelmente veríamos que as empresas de alta tecnologia não seriam capazes de explorar essa emergência e desfrutar de lucros tão altos”, disse Reich.

Ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich
Ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich (Mark Wilson / Getty Images)

E, claro, os ultra-ricos colheram grandes somas graças aos cortes de impostos Trump de 2017 e à decisão do Federal Reserve em março de começar a recomprar quantias maciças de dívida corporativa para suavizar a volatilidade do mercado.

“Tudo isso contribuiu para tornar os ricos ainda mais ricos nos últimos meses”, disse Reich.

“Há anos as corporações aproveitavam as baixas taxas de juros para recomprar ações, dando a seus executivos e investidores uma espécie de açúcar alto. Muito disso teria sido lixo depois de fevereiro e março, mas o Fed interveio e comprou a dívida. Foi uma forma de resgate para as grandes empresas e os executivos ganham os benefícios ”, explicou.

Os especialistas que falaram ao The News também concordam que os bilionários simplesmente têm os meios para se tornarem quase imunes ao caos do mercado.

Eles gastam milhões na chamada indústria de “ defesa de riqueza ”, contratando especialistas em impostos, advogados e gestores de dinheiro para proteger sua prosperidade.

“Eles transferem seu dinheiro para fundos de dinastia, paraísos fiscais offshore e empresas de fachada anônimas para evitar a tributação. Devemos estar muito preocupados. Quando bilhões forem devidos por todos esses gastos deficitários, eles serão como os vagabundos tentando escapar pela porta dos fundos do restaurante sem pagar a conta ”, disse Collins.

“Eles têm trilhões de dólares escondidos nas sombras”, disse Collins sobre os que estão no topo.

Nancy Dillon
New York Daily News

***************************************************************

E você, no Lockdown, tentando sobreviver com suas economias…isso para quem ainda tem economias.
Estes são os donos do mundo, e todos eles trabalham para o Sistema, sem exceçção.
Ou você acha que eles se tornaram bilionários por que?

JP em 22.10.2020

Comentários
Compartilhar