Ivan Vagner, um cosmonauta russo atualmente orbitando a Terra a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), afirma ter capturado imagens de OVNIs em potencial enquanto gravava um vídeo das luzes do sul.
“Convidados do espaço, ou como filmei o novo lapso de tempo”, escreveu Vagner em um tweet com o vídeo na manhã de quarta-feira.
O vídeo de um minuto mostra a aurora australis passando perto da Antártica e da Austrália, diz Vagner.
“Porém, no vídeo, você verá outra coisa, não apenas a aurora”, escreveu ele.
A filmagem mostra a borda curva da Terra à noite, com o redemoinho verde da aurora movendo-se em sua superfície e vários pontos de estrelas visíveis ao fundo.
“Em 9-12 segundos, 5 objetos aparecem voando lado a lado com a mesma distância”, escreveu Vagner em um tweet de acompanhamento. “O que você acha que são? Meteoros, satélites ou …? ”
Ele acrescentou que o vídeo foi filmado em um lapso de tempo, então o breve flash dos “objetos” durou cerca de 52 segundos em tempo real.
Vagner não afirmou ter visto o fenômeno como aconteceu, e ninguém mais a bordo da ISS o reconheceu. Ele também não indicou exatamente quando a filmagem foi capturada.
Seja qual for o fenômeno, ele aparece como uma série de luzes dispostas em uma linha clara e angular no vídeo.
O porta-voz da Roscosmos, Vladimir Ustimenko, confirmou que o vídeo está sendo analisado, de acordo com a agência de notícias russa TASS .
“É muito cedo para tirar conclusões até que nossos pesquisadores e cientistas do Roscosmos do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências nos digam o que pensam”, disse Ustimenko. “Decidimos entregar esses materiais a especialistas, que nos dirão qual era a opinião deles”.
Vagner, 35, é um membro da tripulação pela primeira vez a bordo da ISS, onde ele e seu colega russo Anatoli Ivanishin estão trabalhando com Chris Cassidy, o comandante americano da expedição.