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Área 51 e a CIA: Segredos que não querem revelar

Um véu de segredo está lentamente sendo retirado da instalação militar secreta mais conhecida do mundo. Vários anos depois que a CIA deu luz verde a um ex-funcionário da Área 51 para publicar um projeto de livro de três volumes sobre a base, mais ainda está sendo aprendido e novas fotografias continuam a ser tiradas e publicadas.

A base comumente conhecida como Área 51 está localizada a cerca de 160 quilômetros a noroeste de Las Vegas.

Atualmente, é uma instalação da Força Aérea, mas começou como um posto avançado da CIA e era o lar de todos os tipos de projetos secretos.

Graças aos esforços contínuos de um especialista em eletrônica da CIA de longa data, muitos segredos foram revelados ao longo dos anos. Esse especialista é TD Barnes .

O então membro TD Bernes.

Estávamos fazendo uma apresentação na bolha da CIA quando eles nos desclassificaram usando o nome de Área 51”, disse TD Barnes, ex-especialista da CIA.

As imagens nas paredes de seu escritório em casa já foram tão sensíveis que poderiam ter colocado TD Barnes atrás das grades se ele as tivesse tornado públicas, mas os tempos mudaram. Durante seus anos como presidente de uma organização chamada Roadrunners Internationale , Barnes liderou o esforço para contar a história real sobre o que é hoje a base secreta mais conhecida da história.

Seus membros, pilotos e engenheiros, que trabalharam em programas classificados, compartilharam partes e peças, incluindo fotos.

Barnes então pediria permissão à CIA para publicá-los no site do grupo . Até alguns anos atrás, a CIA nunca reconheceria o nome de Área 51, embora fosse conhecido mundialmente, mas os Roadrunners ajudaram a mudar tudo isso.

“Na verdade, eles quase empurraram para nós as informações para esses livros que eles me mandam. Eles disseram, ‘acabamos de desclassificar 25.000 páginas’ ”, disse Barnes.

O U-2 foi construído durante os dias mais sombrios da Guerra Fria, uma época em que estávamos realmente em uma guerra quente com a Rússia. Vidas americanas estavam sendo perdidas, embora o público nunca soubesse disso.

“A Força Aérea, naquele momento, antes de decidir ir com o U-2, já havíamos perdido 10 voos com mais de 75 tripulantes mortos na Rússia, tentando fazer o que o U-2 acabou fazendo. Eles estavam entrando com aviões que não podiam passar por cima dos mísseis. Eles os chamavam de voos de furão. Eles disparariam para conseguir o que pudessem e seriam abatidos ”, disse Barnes.

Barnes solicitou sugestões de seus membros, não apenas sobre o U-2, mas também sobre os programas que se seguiram, incluindo os chamados Blackbirds. Ele obteve tanto material, incluindo fotos tiradas dentro da Área 51, de aviões e programas e da vida cotidiana em Groom Lake, que seu plano de compilar um livro se tornou três volumes – The CIA Area 51 Chronicles.

Entre as muitas surpresas? Barnes diz que o famoso SR-71 Blackbird, oficialmente o avião mais rápido da história, nunca voou para fora do Lago Groom. Outros aviões da família Blackbird voaram para lá, incluindo o A-12, que voou mais alto e mais rápido do que qualquer avião já construído por humanos, diz Barnes, embora suas realizações permaneçam confidenciais.

“Sim, chamamos o SR 71 de modelo familiar. É o modelo barato. O A-12 voou 5.000 pés mais alto e voou mais rápido ”, disse ele.

Os funcionários da CIA se uniram, dentro e fora da base, em parte porque Nevada estava infestado de espiões russos tentando descobrir o que estava acontecendo. Histórias de capa foram contadas e segredos foram mantidos dentro da própria base a ponto de poucos conhecerem seu verdadeiro empregador.

“Menos de 5% das pessoas que trabalhavam na Área 51 tinham qualquer indício de que estavam trabalhando para a CIA”, disse Barnes.

Hoje, a Área 51 é uma instalação da força aérea. Mas quando Barnes é questionado se a CIA ainda está lá, ele sorri e diz que não sabe dizer.

Ative a legenda e assista a entrevista abaixo:

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