A NASA quer que você se empolgue com a lua – ou, mais especificamente, com um novo resultado científico misterioso que a agência planeja revelar na segunda-feira (26 de outubro).
Para mais detalhes, precisaremos esperar até uma coletiva de imprensa às 12 horas EDT (1600 GMT) desse dia, que você poderá assistir aqui no Space.com ou diretamente através do site da agência .
Um comunicado da NASA anunciando a coletiva de imprensa promete “uma nova descoberta empolgante sobre a lua” e faz referência ao ambicioso programa Artemis da agênciapara pousar astronautas no pólo sul da lua em 2024. Mas a ciência em si vem de um observatório antigo, o Observatório Estratosférico for Infrared Astronomy ( SOFIA ), uma parceria germano-americana que fez seu primeiro vôo em 2007 .
SOFIA não é uma instalação astronômica comum – é uma instalação astronômica embalada em um jato 747 modificado que carrega seus instrumentos acima da maior parte da atmosfera da Terra, o que normalmente distorce as observações baseadas no solo . O poleiro do SOFIA em um jato oferece alguns dos benefícios das observações baseadas no solo e no espaço: É relativamente fácil de atualizar, mas evita a interferência atmosférica.
E como o observatório voa como um avião, é fácil fazer observações de um trecho específico do céu durante cada um dos voos de 10 horas do observatório, de acordo com a NASA . Os instrumentos da SOFIA se concentram na luz infravermelha, estudando objetos em nosso próprio sistema solar e em outras galáxias.
Naseem Rangwala, cientista do projeto para a missão SOFIA no Ames Research Center da NASA na Califórnia, será um dos quatro palestrantes durante a coletiva de imprensa de segunda-feira. Ela será acompanhada por Paul Hertz, que lidera a divisão de astrofísica da NASA; Jacob Bleacher, o cientista-chefe de exploração da Diretoria de Missão de Exploração Humana e Operações; e Casey Honniball, um pós-doutorado no Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland.
Embora a ciência em si seja nova, as chances são de que as observações não sejam: o SOFIA foi aterrado em meados de março devido à pandemia do coronavírus e só voltou a voar em meados de agosto, de acordo com declarações da NASA . A SOFIA também enfrentou dificuldades no processo orçamentário na última década, já que os pedidos de orçamento presidencial selecionaram repetidamente o projeto para cancelamento; O Congresso o restabeleceu todas as vezes.