BíbliaEspiritualidadeHermetismo

A equivalência entre o conhecimento e o dinheiro

A equivalência entre o conhecimento e o dinheiro

A Bíblia é farta dessas relações, a começar pelo rei Salomão, que foi o mais rico entre os homens justamente pelo seu desejo de possuir a divina sabedoria, o verdadeiro tesouro de um ser humano, cuja luz brilha mais que o ouro e cujo valor jamais se corrompe.

Na astrologia, o segundo signo, Touro, equivale às posses materiais do ego encarnado (Áries, casa I), e ali, casa II, todos os assuntos de ordem material são expostos.

Aliás, Jesus Cristo faz analogia entre a sabedoria de Salomão e as posses simples da vida em seu sermão da montanha.

“25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu afã”
Mateus 6: 25-34

Isso quer dizer que quem busca a fonte da sabedoria divina atrai, por efeito, a prosperidade material, a qual usará com equilíbrio e discernimento, porque a pior coisa que existe é riqueza nas mãos do tolo e do insensato, que tratará de dissipar tudo em prazeres passageiros, frustrando assim o verdadeiro objetivo da nossa estadia no mundo material.

Quem acumula conhecimento não atrai somente poder, mas atrai também prosperidade material. É uma lei importante da vida, porque, nas equivalências dos arquétipos, tesouros materiais significam conhecimentos, com os quais podemos comprar muitas coisas na vida, coisas que o dinheiro não compra, mas a sabedoria, sim, como um coração tranquilo, uma família feliz e uma consciência satisfeita.

Buscar o conhecimento espiritual na vida, e mais ainda, com vistas no autoconhecimento, é a mais nobre missão que uma alma pode investir na vida, e sendo ela sincera e constante, se verá abençoada pelos céus e cercada de condições para isso, incluindo condições materiais.

Mas viver a vida apenas em busca de desfrutes passageiros sem qualquer vínculo com o aprimoramento da consciência é a forma mais rápida de se atrair miséria, em todos os sentidos.

Porque a correlação entre conhecimento e prosperidade material se fará sentida, ainda que não lhe torne rico, mas pelo menos, suprido para o seu trabalho mais importante, que é despertar a consciência.

A verdadeira prosperidade nasce da sabedoria. A sabedoria é o capital cósmico, o bem de maior valor que podemos levar para a Eternidade depois dessa vida tão passageira.

Mas quem perde seu tempo correndo atrás de dinheiro, perde junto a oportunidade de correr atrás do verdadeiro ouro que vai lhe tornar rico do outro lado, o ouro do conhecimento.

E sábio é aquele que emprega bem o seu conhecimento para se tornar pessoa melhor, e a todo aquele que lhe cruzar o caminho.

Porque os tesouros deste mundo serão corroídos pela ferrugem, pelas traças e pelo tempo. Mas o tesouro da sabedoria é a própria marca da Eternidade em seu coração.

JP em 18.07.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo