BíbliaCiênciaMundoTecnologia

‘Neuralink’, de Elon Musk, faz 1º implante de chip cerebral em humano

Empresário afirmou que o paciente está se recuperando bem. Objetivo é fazer com que humanos possam controlar dispositivos eletrônicos apenas com o pensamento.

Um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral da “Neuralink”, empresa do bilionário Elon Musk, no domingo (28). O anúncio foi feito pelo próprio empresário em uma rede social na noite desta segunda-feira (29).

Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram autorizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.

No “X” (antigo Twitter), Musk escreveu que o primeiro produto da Neuralink foi chamado de “Telepathy” (Telepatia). O dispositivo permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.

“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou.

De acordo com Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante está se recuperando bem. Ele disse ainda que os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios.

O estudo conduzido pela Neuralink utiliza um robô para introduzir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é instalado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.

Neste primeiro teste, a empresa quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico.

Até a publicação desta reportagem, a Neuralink não havia fornecido mais detalhes sobre o paciente e o procedimento feito no domingo.

Quando a empresa abriu inscrições para voluntários, o recrutamento era voltado para pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.

*******

Foi profetizado e estamos chegando no auge da profecia, porque o sistema digital global WWW (a sexta letra do alfabeto hebraico repetida três vezes, 666) é que está permitindo a evolução da tecnologia na direção de tantas vertentes perigosas, como a IA e o transumanismo.

E enquanto isso, o espirito, a alma humana e seus infinitos potenciais, escorre pelo ralo, esmagada pelo cerco tecnológico do homem recriado pela máquina.

“O transumanismo, um movimento multidisciplinar, estuda como a tecnologia é capaz de fundir o corpo e a mente humana, permitindo ao ser humano transcender diante das limitações atuais.”

As limitações existem justamente pela perda da conexão do ser humano moderno com sua fonte divina interior chamada espírito, coisa que máquina alguma jamais solucionará.

E no final, veremos para onde irá toda essa tecnologia progressista que não honra o criador, mas apenas o megalômano ego humano.

JP em 30.01.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo