A Cura pelas Mãos

Sinais, passes, gesticulações, a mão é um grande transmissor de energia.

Mudra significa ‘fechamento’ ou ‘selo’, em sânscrito. As posições feitas com as mãos são gestos físicos que influenciam o fluxo de energia do corpo. Os antigos praticantes de Yoga relacionam os mudras das mãos com a mudança do aspecto mental e espiritual de uma pessoa.

Mudra Sedona Buda - To no Cosmos

Mudras usando todo o corpo em vários tipos de movimentos é comumente visto entre os praticantes de Yoga.

chin mudra - To no CosmosOs mudras mais conhecidos são os feitos durante meditações, aqueles em que sentamos na posição de lótus ou com as pernas cruzadas. Provavelmente você já viu ou fez o Chin ou Gyan Mudra, aquele que encostamos as costas das mãos nos joelhos e tocamos o dedo indicador com o polegar. Esse poderoso mudra praticado há milênios ajuda a diminuir a tensão e depressão, além de ser relacionado à expansão do conhecimento.

 

Os dedos de nossas mãos também são relacionados com os Chacras e Elementos da Natureza.

Cinco dedos - To no CosmosO polegar está ligado ao Chacra Laríngeo, da garganta, representado pelo elemento Fogo. O Indicador ao Chacra da Terceira Visão e ao elemento Ar. O médio ao Chacra do Coração e ao elemento Éter. O dedo anelar está ligado ao Chacra do Plexo Solar e ao elemento Terra. Por último o dedo mínimo está ligado à Alma e ao elemento Água.

Há um ditado que diz: “Se você acredita em Deus, deve pois acreditar e buscar compreender a complexidade natural das coisas”.

Os mudras também fazem parte de nossa história, mesmo que de forma quase imperceptível.

Jesus - To no CosmosNo artigo ‘A Vida Secreta de Jesus’, vimos sobre uma possível peregrinação que o mesmo teria feito entrando em contato com outras culturas do oriente.

Em pinturas de Jesus Cristo, é comum vermos seus dedos fazendo um sinal, destacando o dedo polegar, indicador e médio.

Na Roma e Grécia Antiga, havia um sistema de gestos das mãos usados na oratória e retórica (Clique aqui para ver alguns), e esse bastante usado nas representações de Jesus significa ‘maravilha’, ‘sublime’.

Mas esse é também o gesto do Ardhapataka Mudra, que além de ser um mudra da paz, serve para livras pessoas de aborrecimentos, além de ser um mudra de canalização de energia.

Na nossa cultura fazemos mudras quando rezamos ou oramos, que nos ajuda a enviar e receber as energias que precisamos. Anjali Mudra é o que fazemos quando juntamos as mãos para fazer uma prece, e significa ‘oferecer’ ou ‘saudar’.  Basicamente significa que estamos ‘honrando e celebrando esse momento’.Mudra - To no Cosmos

O ideal é que cada mudra seja feito com consciência e propósito, e não apenas por fazer.

Como por exemplo em um momento de agitação podemos fazer o Vaayu Mudra, ou Mudra da Calma.

Vaaya Mudra - To no CosmosColocando o dedo indicado na na base do polegar e colocando o polegar sobre o indicador, esse mudra diminui o elemento ar em nosso corpo, o que ajuda a acalmar nossa mente e suaviza as altas atividades hormonais e do sistema nervoso.

Excelente para pessoas hiperativas ou que alteram o seu estado emocional facilmente.

Centenas, senão milhares de mudras podem ser encontrados e são praticados há milhares de anos. Por isso o ideal é que você penso no mais esteja precisando no momento e faça uma busca detalhada acerca dos mudras que melhor se encaixaram no seu propósito.

Em uma pesquisa feita pela USP junto com a Unifesp, comprovaram que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.

O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Mãos da cura - To no Cosmos

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esses efeitos.

 

imposicao das maos - To no Cosmos“A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou pesquisador Ricardo Monezi.

Com ou sem comprovação científica, é notório que os efeitos que tais práticas proporcionam, seja por uma boa massagem, pelo Reiki, fazendo um Mudra, enfim, o resultado é incrivelmente satisfatório.

Tradições milenares que foram ‘esquecidas’ com o tempo, mas que nesse novo milênio vem criando forças e se expandindo cada vez mais. 😉

Comentários
Compartilhar