Templates by BIGtheme NET

Ondas Gravitacionais – A Descoberta do Século

Há 100 anos, Albert Einstein previu a existência de ondas gravitacionais como parte de sua Teoria Geral da Relatividade, mas só agora veio a confirmação.

onda agua - To no Cosmos

Simulação das ondas gravitacionais na natureza.

Então, o que significa isso para a nossa modesta vida?

“O Hertz, que foi quem confirmou a existência de ondas eletromagnéticas, ele não teria a menor ideia para que serviriam as ondas eletromagnéticas. Hoje em dia, nós temos a televisão, temos o rádio, nós temos o celular.  Então, provavelmente, uma coisa semelhante pode acontecer com as ondas gravitacionais”, diz o pesquisador do Inpe, Odílio de Aguiar.

Esta é uma descoberta que abre uma série de possibilidades para a ciência. E já tem até gente sonhando com a possibilidade de viajar no tempo.

A equipe de astrofísicos usou um novo e potente telescópio de US$ 1,1 bilhão para detectar uma onda gravitacional formada pela fusão de dois buracos negros numa galáxia distante 1,3 bilhão de anos-luz da Terra.

ondas ligo - TO no Cosmos

O detector LIGO foi capaz de captar as perturbações no espaço-tempo.

Segundo cientistas, o anúncio do grupo de pesquisadores do Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (Ligo) representa o início de uma nova era para a astronomia. Alguns compararam a comprovação da teoria com o momento em que Galileu observou os planetas com um telescópio.

O site Independent postou uma frase dizendo: “Antes de começar a ser detectada as ondas gravitacionais, olhar para o Universo era como assistir uma orquestra sem som”.

Outro impacto diz respeito aos buracos negros: nosso conhecimento sobre a existência deles é, na verdade, bastante indireto. A influência gravitacional nos buracos negros é tão grande que nem a luz escapa de sua força. Mas não podemos ver isso em telescópios, só pela luz da matéria sendo partida ou acelerada à medida que chega muito perto de um buraco negro.

Já com as ondas gravitacionais, pode-se ver as ondas que foram emitidas quando o Universo tinha apenas um segundo de idade.

LIGO - To no Cosmos

Qual o efeito causado por essas ondas na Terra?

Quando as ondas gravitacionais passam pela Terra, o tempo-espaço que nosso planeta ocupa deve se alternar entre se esticar e se comprimir.

BBC, nos dá um exemplo: Pense em um par de meias: quando você as puxa repetidas vezes, elas se alongam e ficam mais estreitas.

Teria alguma relação com a maneira que sentimos que o tempo está passando mais rápido?

Ainda não sabemos o impacto dessa descoberta, porém é fácil especular que as maiores revelações virão de áreas cujas dúvidas sequer foram levantadas. Sempre foi esse o caso quando novas técnicas de observação são descobertas.

Por tais motivos, muitos estão chamando essa de “A Descoberta do Século”. Imagine então quais serão os resultados dessa descoberta…

Comentários