O filme, estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, conta a história de dois astrônomos que tentam alertar a humanidade sobre um cometa que destruirá a Terra.
O renomado astrofísico americano Neil deGrasse Tyson considera que a história apresentada na comédia negra de ficção científica ‘Não olhe para cima’ (‘Não olhe para cima’, na Espanha), sobre dois cientistas que tentam alertar a humanidade sobre um cometa que vai destruir A Terra é mais um documentário do que um filme de ficção.
O filme da Netflix, estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, é uma sátira que mostra uma sociedade dividida pela dinâmica informacional da mídia, cultura pop e redes sociais.
“Eu finalmente vi o filme da Netflix ‘Don’t Look Up’, uma história fictícia sobre uma nação distraída pela cultura pop e dividida sobre se deve dar ouvidos a avisos sérios de cientistas. Tudo o que sei sobre ciclos de notícias, entrevistas em programas de TV, redes sociais e a política me diz que o filme foi um documentário “, escreveu ele nesta quarta-feira em sua conta no Twitter.
A estreia provocou reações diversas entre os telespectadores. Enquanto algumas pessoas traçaram um paralelo com a situação atual do mundo, outras criticaram que a história não tem credibilidade. A publicação de deGrasse também causou uma onda de reações e acumula mais de 68.000 ‘curtidas’.
*****
Então… será que agora, quando um físico renomado da mídia dá essa opinião, aquela turma que zomba de tudo pensará duas vezes antes de rir?
JP em 03.01.2022