Terremoto na Antártida faz Chile emitir alerta de tsunami e evacuar áreas

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter sacudiu a Antártica neste sábado e as autoridades chilenas emitiram um alerta de emergência.

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter sacudiu a Antártica neste sábado e as autoridades chilenas emitiram um alerta de emergência, ao mesmo tempo em que pediam aos cidadãos que deixassem as áreas de praia.

O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) explicou que o terremoto ocorreu 216 quilômetros a nordeste da base de O’Higgins, a maior que o Chile tem no continente congelado. 

Alguns terremotos de média intensidade também foram registrados nas regiões de Magalhães e Antártica Chilena, e entre as regiões Metropolitana e Maule, e Coquimbo e Maule. “O SHOA indica por terremoto de média intensidade entre as regiões de Coquimbo e Maule, que as características do terremoto NÃO reúnem as condições necessárias para gerar um tsunami na costa do Chile”, disse Onemi.

Por outro lado, eles reiteraram que ” nenhuma evacuação foi declarada para o litoral em nível nacional, apenas para a área de praia do território antártico”. Relativamente ao sismo de 7,0 ocorrido a 210 quilómetros a leste da Base Frei, Onemi disse que ” foram evacuadas 80 pessoas da Base Frei, 40 da Base O’Higgins, 10 da Base Fildes e 31 da Base Prat. Além disso, foram evacuadas 5 bases estrangeiras perto da Base Fildes foram evacuadas “.

Fonte

Veja também:

Comentários
Compartilhar