A Agência Espacial Europeia (ESA) olhou para uma vista de Marte capturada pela sonda Mars Express, identificando uma silhueta etérea nas formações de superfície

As asas definidas de uma figura angélica, completada com um halo, podem ser vistas projetadas para cima e para fora das margens da imagem”, contou em comunicado a ESA na quinta-feira (17).
Além disso, a agência espacial também apontou a uma forma de coração abaixo de uma asa do anjo. As cores profundas se devem às areias escuras neste campo de dunas marciano, reporta a agência.

Dando algumas explicações geológicas, a ESA detalha que “a mão” esquerda do anjo é provavelmente um poço sublimático, isto é, um fenômeno sazonal que sucede quando o gelo marciano se transforma em vapor deixando uma depressão no solo atrás de si.

“A ‘cabeça’ e o halo são formados por uma cratera de impacto, criada por um corpo espacial que colidiu com a crosta do Marte”, adicionou a ESA. Este impacto deixou expostas várias camadas de sedimentos no solo, permitindo-nos uma olhada abaixo da superfície.
Por sua vez, as marcas finas na paisagem circundante são sinais de uma tempestade de areia das que acontecem frequentemente no planeta ventoso.
O site CNET nota justamente que a interpretação da silhueta pela ESA é uma forma adequada de marcar a época natalina. (com agência Sputnik Brasil)
Jornal do Brasil