Nova Zelândia: Alerta de Tsunami após sismo de 7.7°

O sismo ocorreu de madrugada, hora local, e espera-se agitação marítima e correntes fora do comum para as zonas costeiras e rios.

 

Um alerta de tsunami foi desencadeado esta quarta-feira para a Nova Zelândia (quinta-feira no local) após um sismo de 7.7 na escala de Richter, com epicentro no Pacífico Sul, junto às ilhas Lealdade.

A Proteção Civil neozelandesa diz que existe a possibilidade de se verificarem “correntes fortes e fora do comum”, bem comum “ondas imprevisíveis”.

As autoridades recomendam à população da costa Norte do país que abandone as zonas costeiras e o estuário dos rios.

No momento do sismo e do alerta era madrugada na Nova Zelândia, diminuindo o risco de se encontrarem pessoas dentro de, ou perto do mar.

O alerta abrange ainda outras ilhas do Pacífico, como as Fiji e Vanuatu.

O sismo verificou-se cerca das 2h20 da madrugada, hora local, e o epicentro foi localizado como sendo a 401 km a leste da Nova Caledónia, a uma profundidade de 33 km.

As autoridades australianas dizem que não existe qualquer alerta para o território australiano.

This map shows the affected areas. Strong currents and surges can injure and drown people. People in or near the sea in these areas should move out of the water, off beaches and shore areas and away from harbours, rivers and estuaries. More info at http://civildefence.govt.nz
(rr sapo)
***************

Comentários
Compartilhar
Leia também  Tsunami atingiu Santa Catarina, confirma agência