Malásia descobre uma cepa do novo coronavírus que é 10 vezes mais infecciosa

Cepa de coronavírus ‘10 vezes mais infecciosa’ é detectada na Malásia

A mutação D614G do coronavírus foi descoberta pelo Instituto Malaio para Pesquisa Médica

Uma mutação do coronavírus que é de longe mais infecciosa do que a original da cidade chinesa de Wuhan foi detectada na Malásia, disseram autoridades da saúde no domingo (16).Publicidade

A mutação D614G foi descoberta pelo Instituto Malaio para Pesquisa Médica em 4 casos de 2 clusters de Covid-19 no país – o cluster de Sivagangga e o de Ulu Tram, disse o chefe da saúde Noor Hisham Abdullah em um post no Facebook no domingo.

De acordo com Hisham, a descoberta da mutação significa que as pessoas precisam ter mais cuidado e continuar sendo disciplinadas na prática de medidas de segurança como distanciamento social, higiene pessoal e uso de máscara.

“Descobriu-se que ela é 10 vezes mais infecciosa e se espalha facilmente por um indivíduo ‘superpropagador’ “, disse ele sobre a mutação.

Ele disse que a linhagem foi encontrada em resultados de testes preliminares e que testes seguintes seriam conduzidos em outros casos incluindo os indicadores de ocorrências de ambos os clusters.

Ele acrescentou que a mutação D614G foi descoberta por cientistas em julho de 2020, e poderia deixar pesquisas existentes de vacina incompletas ou ineficazes contra a nova cepa.

Contudo, ele citou que a ação rápida das autoridades de saúde pública da Malásia controlou a propagação do vírus a partir dos clusters afetados.

No sábado (15), a Malásia reportou 26 novos casos de coronavírus, levando o número total de infecções até agora para 9.175. Nenhuma nova morte foi reportada, mantendo-se a 125.

Straits Times
*****************************************************************

Esse é o grande problema com os vírus, a sua capacidade de mutação


Como qualquer predador ou invasor, que vai aprendendo a conhecer as fraquezas da vítima e se adapta em novas formas mais agressivas e mortais.
Uma máquina de destruição da natureza…
Virus talvez nem possam ser considerados seres vivos, porém, uma coisa é certa, eles têm o mesmo poder de adaptação conforme as outras criaturas do mundo natural.


Aliás, o crop circle do virus mostrou esse processo de mutação do Covid-19.

JP em 17.08.2020

Comentários
Compartilhar