O que é empoderamento?
Em uma busca simples por significado, empoderamento pode ser entendido como a ação de se tornar poderoso. No entanto, esse poder nada tem a ver com superioridade. É, na verdade, um movimento de emancipação individual, cuja busca é ter domínio sobre a própria vida.
Claro que tem a ver com se sentir superior, a partir do momento em que o orgulho e a vaidade pessoal assumem essa nova ideologia moderna, o que fica demonstrado claramente numa ação de COMPETITIVIDADE e RIVALIDADE com o “outro lado” (porque todo empoderamento procura se realçar sobre determinado setor social).
E quem é que pode ter domínio da própria vida sem depender dos outros? Isso é a maior mentira que existe. Precisamos todos uns dos outros, e ficar batendo no peito se achando o máximo, o melhor, o autossuficiente, só tornará esse indivíduo mais insuportável no convívio, de quem todos se afastarão.
Será um rei solitário mas empoderado no seu castelo vazio.
Diante dessa filosofia torpe e barata que consola apenas a almas superficiais e auto-iludidas, a humildade se torna uma fraqueza, enquanto o orgulho assume um status de virtude altamente recomendável.
Temos visto, a propósito, o ego humano confeccionar várias bandeiras e movimentos por ai.
Só temos um problema com esse empoderamento todo.
Quando o orgulho envenena a alma humana, ela perde todas as referências conscientes sobre o seu próprio valor, extrapolando em todas as medidas que tendem ao vitimismo recorrente e a mania de culpar os outros pelos seus fracassos e limitações.
O orgulho (piorado pelo empoderamento) sempre teve dificuldade em enxergar as próprias falhas, e procura se sentir poderoso ao mesmo tempo em que, nessa conduta impecável para si, vai procurar os erros nos outros, nunca nele mesmo.
E quando a humildade é assassinada no coração, o canal com a fonte real do poder, que é o espírito humano, é cortado, quando então todo orgulho, depois de suas guerras sem fim, todas perdidas, este sim, terminará rodando ao vale dos fracassados.
Porque o poder nunca esteve no ser humano. Mas em Deus, que habita dentro dele e que abomina o orgulho e ama a humildade, quando o ego se torna vazio de si e pleno Dele.
O empoderamento se esqueceu do detalhe mais importante, e por isso, é mais uma teoria moderna fadada ao fracasso, que não vai evitar o terrível destino da humanidade a frente, pior, só vai acelerar tudo ainda mais.
Porque orgulho nunca foi grandeza, apenas inchaço.
E inchaço é doença do espírito.
“Nosso Senhor é soberano e tremendo o seu poder; é infinita sua sabedoria. O SENHOR ergue os humildes, mas rebaixa os orgulhosos até o chão”
Salmo 147, 5-6
“Bem-aventurados os humildes, porque eles herdarão a terra.”
Mateus 5:5
JP em 08.03.2023