A Quaresma do Coronavírus

A Quaresma do Coronavírus

Quaresma 2020. De: quarta-feira , 26 de fevereiro
Até: quinta-feira , 9 de abril

E aqui eu já vejo uma informação tremendamente sincronitária:

A Quaresma da Páscoa começou no dia 26 de fevereiro de 2020.
E quer saber quando foi registrado o primeiro caso confirmado de Coronavírus no nosso Brasil?
Exatamente no dia 26 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, num paciente que veio da Itália para SP (ao menos, oficialmente…)

Nossa quaresma de Páscoa começaria nesse dia.
E agora, nos aproximamos cada vez mais de um período de quarentena obrigatória, como já acontece em outros países com surto da doença.
Mas, o que é quaresma? Para quem não sabe:

“Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.”

Essa Páscoa, que será entre os dias 10 e 12 de Abril (Sexta da Paixão, Domingo da Ressurreição) deverá ser ou ter algo de muito “especial” para toda a humanidade, porque o coronavírus está obrigando todo mundo a realizar uma quaresma forçada, mesmo contra a vontade.

Mas aquilo que os cristãos verdadeiros já realizam normalmente todos os anos (isolamento, afastamento de diversões, aglomerações, prazeres e tudo isso), as pessoas comuns, que nunca ligaram para Páscoa e que sequer acreditam em Jesus Cristo, e que se aborrecem até de ouvir o seu Nome (***) estão sendo obrigadas a fazer.

E curiosamente, o dia do primeiro caso de Covid-19 no Brasil aconteceu no primeiro dia da quaresma cristã, logo após o carnaval, festa da carne em Babilônia.
Não é incrível?

Com tantos dias do ano para escolher, essa foi justamente a data para a entrada oficial da doença que impôs toque de “Quaresma” oficial para todo o povo brasileiro?
O termo Quaresma vem do Latim quadragesima, “período de 40 dias”.
E tem o mesmo sentido de quarentena. Purificação e isolamento.

Jesus ficou quarenta dias no deserto para se purificar das influências negativas do mundo… que mais tarde, ele salvaria. A quaresma tem o mesmo objetivo, não no sentido biológico em especial, mas no sentido espiritual, quando o cristão foge das contaminações psicológicas do mundo para manter sua alma saudável e sua consciência desperta, sem infecções do pecado alastrado da humanidade.

Então, para quem já pratica essa “quarentena espiritual” todos os anos, todos os dias, para fugir das infecções dos pecados da louca Babilônia, não está mudando muito a sua rotina diante da quarentena do coronavírus.

Talvez os dias da quarentena do coronavírus se estendam para além da Páscoa, ou terminem antes.
Quem vai saber? Só a Providência divina.

Mas os verdadeiros cristãos nunca esperam por nenhuma catástrofe ou pandemia para realizar tais práticas de isolamento do mundo. Por isso, não estão sofrendo nada com toda essa situação.

Já para quem não vive sem distração e prazer, o isolamento está se tornando enlouquecedor, e isso demonstra o quanto essa humanidade é fraca e despreparada para este tipo de evento, quando ele acontece.
E só estamos no princípio das dores…

Meu conselho é que, para quem já pratica o Vigiai e orai em quaresmas contínuas, ótimo. Continue assim!

Mas para quem está praticando uma quaresma forçada, contra a vontade, aproveite este momento de isolamento para refletir mais e resgatar seus relacionamentos familiares, em vez de ficar o dia inteiro na frente de um celular ou computador.
Medite, ore e reflita em busca de respostas…

Porque, posso estar enganado, mas essa Páscoa promete ser ou trazer algo de muito especial.
E que cada um descubra o que seja isso em suas meditações…

******************************************************

Ó Arrogância humana!
Ó Poderes da Tecnologia e da Ciência!
Ó Capitalismo!
Onde está a vossa Supremacia agora?
Onde estão os vossos pretensos poderes diante de uma criatura tão singular, que ninguém enxerga mas que colocou o mundo debaixo de seus pés?

Não será essa uma lição de HUMILDADE do vosso Deus e Senhor?
Pois é tempo de plantar humildade para se colher proteção do Alto.
Porque, se estamos apenas no começo das dores, está mais do que provado que a Humanidade será sempre apanhada de surpresa e sem defesa contra esses eventos anunciados há dois mil anos por aquele que a mesma humanidade pregou numa cruz… sendo esse o seu maior crime.

Humildade! Tudo isso não acontece por acaso!
A quaresma obrigatória para a humanidade, exatamente nos tempos da quaresma da Páscoa, não é acidental e nem veio de laboratórios da China!
Ela é uma mensagem direta para o mundo diante da Páscoa que está chegando, e do que virá depois dela.

Olhem para a mensagem da Cruz enquanto ainda vos restarem olhos para olhar e ouvidos para ouvir…antes que o mundo afunde na desinformação, na confusão e na mentira, e fique simplesmente impossível ter acesso à Verdade libertadora sem a ajuda Dele, só com os nossos próprios recursos…

JP em 20.03.2020

Comentários
Compartilhar