MistériosNaturezaTerra

A face de Harakbut: um guardião da cidade mítica de El Dorado?

A face de Harakbut: um guardião da cidade mítica de El Dorado?

De onde surgiu o misterioso rosto gigante encontrado no meio da Amazônia?
Chamado de “Rosto de Harakbut”, a estátua foi descoberta nos anos 1930, mas ainda não há pistas de sua origem

A floresta amazônica possui uma grande variedade de fauna e flora, que abrange não só o Brasil como também o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Num todo, sua vegetação é amplamente estudada por pesquisadores do mundo todo, e dentre todos os mistérios já vistos por lá existe o chamado Rosto de Harakbut.

O tal “rosto” está esculpido em uma rocha num local considerado sagrado pela cultura harakbut, na Reserva Comunal Amarakaeri em Madre de Díos, no Peru.

A escultura misteriosa foi descoberta lá em 1935, mas não há nenhuma história escrita a respeito dela; apenas o registro oral que é passado de geração em geração e que referencia o rosto entalhado.

El Dorado, muitas vezes conceituado como uma cidade, tem sido objeto de lenda, considerada uma civilização avançada com tecnologia sofisticada na Terra.

Ao mesmo tempo, ninguém de fato sabe como surgiu o Rosto de Harakbut. Há quem diga que ele apareceu por obra da natureza mesmo, e há quem fale que foi resultado de mãos humanas ou até mesmo de alienígenas no passado longínquo.

Por conta de sua semelhança com a face humana (no que diz respeito aos traços mais básicos do rosto de uma pessoa), acredita-se com mais firmeza que o Rosto de Harakbut realmente foi feito por antepassados da cultura harakbut. Além do mais, partes da escultura apontam vestígios de uso de ferramentas rudimentares para tal.

No Peru, é um tanto quanto difícil chegar até o rosto. Para alcançar a rocha da escultura, é preciso passar pela vegetação densa da floresta amazônica, que possui caminhos difíceis e possíveis chances de se encontrar animais silvestres e predadores. A figura se encontra em um ponto elevado da mata, próxima a uma cachoeira.

Aqueles que tiverem a oportunidade de ver o Rosto de Harakbut pessoalmente poderão ficar encantados. Contudo, a real origem da gigantesca face na rocha continua como um grande mistério da Amazônia.

Ao longo dos séculos, o fascínio desta cidade mítica, descrita nos contos como uma cidade de ouro, levou centenas de exploradores a uma busca infrutífera pela sua descoberta.

Alguns teóricos, que acreditam numa realidade concreta por trás do mito, propõem que a cidade de Paititi, muitas vezes equiparada ao El Dorado, e os seus tesouros estão provavelmente aninhados nas selvas montanhosas do sudeste do Peru, especificamente no departamento de Madre de Dios.

Comentários

Botão Voltar ao topo