O crop circle da Hipernova nos céus
Este belo crop circle apareceu em Uffington, Oxfordshire UK em 13 de agosto de 2005.
Uma estrela macrocósmica com estrutura bastante complexa, de fora para dentro:
a. quatro lados com 18 pétalas ou faixas
(total 72 faixas);
b. 16 espirais com 8 barras cada, total de 128 barras;
c. Estrela central de 6 losangos com 10 pétalas ou faixas brotando de cada lado, total 60 faixas.
d. Um quadrado em volta da estrela com 10 faixas em cada ângulo, total 40 faixas.
Somando estes números:
(72+128+60+40) = 300
Principalmente as espirais (com 8 barras cada) assumem um contexto de tempo.
A sequência numérica, de dentro para fora ao redor da estrela seria esta:
(60 – 40 – 128 – 72)
Poderia mostrar o tempo de evolução ou manifestação de uma nova estrela no céu ou ainda, manifestações solares importantes.
Com efeito, em 2006, no ano seguinte ao crop circle, uma HIPERNOVA misteriosa brilhou nos céus.
A SN 2006gy, a 240 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia NGC 1260, surpreendeu pela intensidade. Ao brilhar nada menos que 50 bilhões de vezes mais que nosso Sol, ela se mostrou cerca de 100 vezes mais forte que uma supernova comum.
SN 2006gy foi uma supernova extremamente energética, às vezes referida como uma hipernova ou quark-nova, que foi descoberta em 18 de setembro de 2006.
NGC 1260 é uma galáxia espiral localizada na direção da constelação de Perseus.
A explosão foi tão monstruosa que desafiou tudo que nós sabemos sobre a formação desse tipo de astro. Mas agora Stan Woosley, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, explica que a questão pode ser mais simples do que se pensava. Na verdade, a SN 2006gy não é fruto de uma explosão, mas de várias.
De acordo com o grupo, a estrela que originou a “hipernova” provavelmente era gigantesca, com uma massa mais de 100 vezes maior que a do nosso Sol. A primeira explosão afasta a camada de fora da estrela e produz um brilho moderado de supernova. A segunda, gera mais energia e uma segunda camada, que colide com a primeira e produz o brilho intenso, característico da SN 2006gy.
Outra possibilidade
Na mesma edição da “Nature”, no entanto, outra dupla de pesquisadores propõe uma outra explicação para a SN 2006gy. Para Simon Portegies Zwart e Edward van den Heuvel, da Universidade de Amsterdam, essa supernova não poderia ter sido causada por apenas uma estrela, mas por duas, gigantescas, que colidiram.
O crop circle da mega estrela radiante apareceu em 13 de agosto de 2005, cerca de 370 dias ANTES do raro fenômeno constatado no céu.
As 16 espirais podem representar as várias explosões da estrela que a tornaram algo além de uma supernova, mas uma hipernova, com muitas radiações emitidas (as faixas dos crop circles).
Desde a descoberta em 18 de setembro de 2006, a sua ascensão muito lenta ao pico levou cerca de 70 dias, e permaneceu mais brilhante que -21 mag. por cerca de 100 dias.
Ou seja, os números aproximados da tábua numérica.
Os números do crop circle somam 300, e passaram-se 370 dias depois dele até a primeira observação do fenômeno e ascensão ao pico da luminosidade.
Um crop circle que previu um raro e belo fenômeno cósmico já no ano seguinte.
Humanos não poderiam realizar isto.
JP em 05.02.2025