Espiritualidade

Como proceder diante de Deus nas crises da vida?

Existe uma frase perfeita que define a situação:

“Nunca ores por fardos mais leves, e sim, por ombros mais fortes!”
Santo Agostinho

Situações difíceis na vida geralmente procedem de duas naturezas:

  1. A natureza kármica
  2. A natureza expiatória

A natureza kármica geralmente fala de dívidas antigas que precisam ser pagas, enquanto a natureza expiatória são processos que a vida nos envia para nos espiritualizar.

Ambas as situações têm a mesma finalidade, nos fortalecer espiritualmente e nos libertar conforme vamos quitando as dívidas antigas.

Geralmente os juízes do Karma se aborrecem das pessoas lhe pedindo para remover problemas todo o tempo.

O que eles realmente desejam ouvir de nós são pedidos de força e iluminação para resolver os problemas que a vida nos envia, esse Deus Onisciente que não assina nas páginas do Destino.

Até porque todos estes problemas que nos cercam, no final das contas, são de nossa autoria (efeitos do karma) e nossa própria responsabilidade.

O Karma não atua no sentido de lhe remover problemas, mas de lhe confrontar com todos eles, para que você mesmo os solucione, o que significa sair mais forte e consciente de cada aprendizado.

É preciso sempre pedir força e iluminação nas situações difíceis da vida, ou nas fáceis, porque é justamente quando as coisas estão bem que mais nos entregamos ao materialismo, desprezando os cuidados espirituais, que nos vêm justamente quando sofremos.

Ou seja, certos sofrimentos acabam se tornando agentes espiritualizadores da vida, porque uma vida sem problemas é certamente o berço de pessoas fracas e acorrentadas em seus vícios.

Mas ao pedirmos força e iluminação, nos sairemos bem.
Iluminação para saber o que fazer em cada situação e força para manter as ações a serem feitas até o fim.

Até podemos pedir para suavizar a carga, mas nunca para removê-la, porque essa é a forma de se crescer espiritualmente, através das dificuldades superadas.

Sem elas, estagnamos espiritualmente e ficamos mais fracos diante das crises, e acabamos criando novas crises e problemas nesse estado cada vez mais fraco e cego de alma.

E isso é tudo o que Deus não deseja para nossa vida.
Ele quer nos libertar pela Verdade e pela força justa.
Porque nós mesmos é que nos aprisionamos em nossas fraquezas não vencidas e em nossas mentiras confortáveis.

JP em 27.11.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo