Desde o século 18, a comunidade científica debate a possibilidade de um reino desconhecido chamado Terra Oca.
Após a publicação de algumas fotografias tiradas pelo satélite ESSA-7 nos anos 70, onde se avistava o céu claro no Polo Norte, foi revelado um grande buraco onde devia estar o Polo.
Entradas para a Terra Oca
Depois que a ESSA publicou as imagens, a polêmica começou. Cientistas, pesquisadores independentes e teóricos debateram a existência desse buraco perfeitamente circular no Ártico.
Ray Palmer, ufólogo e editor da revista Flying Saucers, disse que a fotografia da NASA era a evidência propícia para considerar teorias sobre a existência de civilizações subterrâneas e avançadas.
Considerando que já existia uma história de 1928, narrada no diário do explorador polar, almirante Richard E. Byrd, as evidências vão se acumulando. Byrd disse que enquanto sobrevoava um dos polos, pôde ver imensos e maravilhosos vales e animais pré-históricos que habitavam a área, como conta o site Mysterious.
Para muitos, essa história causou um grande impacto e levantou uma onda de teorias sobre a existência da Terra Oca.
Depois de encontrados os escritos sobre as experiências de Byrd, muitos artigos e livros relacionados ao assunto foram publicados. Como os escritos por Amadeo. No livro de Giannini “Mundos Além dos Polos”, afirma-se que o explorador não sobrevoou apenas o Ártico. Conseguira acessar o centro da Terra através de um dos muitos buracos no local.
Em dezembro de 1959, uma teoria foi publicada na revista de Ray Palmer que se relacionava com o livro de Giannini e a Terra Oca. Seu sucesso retumbante mostrou que milhares de pessoas acreditavam na teoria.
De acordo com Palmer e Giannini, o almirante Byrd transmitiu pelo rádio que sob a neve havia áreas de terra, vegetação, montanhas, lagos, rios, florestas e um estranho animal parecido com um mamute.
Desde o século 14, a pessoa responsável pela descoberta do Cometa Halley, o astrônomo credenciado real da Inglaterra, Edmund Halley, propôs a teoria da teoria da Terra Oca.
Disse também que o interior estava dividido em 3 cones centrados e o meio era lava derretida que servia de sol interior. Esta teoria foi apoiada pelo próprio Newton.
Leonhard Euler, um gênio matemático do século XVIII, também apoiou a teoria da Terra Oca. Afirmou ainda que nos pólos do globo havia duas aberturas que serviam de entrada.
Além de inúmeras hipóteses científicas, a ideia da Terra Oca serviu de musa para uma variedade de artistas e escritores. A Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Vern e, de 1864, é uma das obras mais famosas que fala sobre o assunto.
As investigações continuam atualmente para descobrir o que está escondido sob o manto da Terra.
Um projeto liderado pela antiga União Soviética em 1965 consistia em cavar um poço de 15 quilômetros de profundidade que eles chamaram de Kola. Os resultados deste estudo não foram divulgados publicamente, mas acredita-se que “vozes humanas e animais” possam ser ouvidas através de microfones ultrassensíveis.
No entanto, a ciência também se contradisse a esse respeito. Alguns afirmam que a cada 30 metros, a temperatura aumenta um grau. Se isso for verdade, o centro da Terra deve chegar perto de 220.000 graus Celsius.
Isso tornaria o centro do planeta muito mais quente que o Sol, cuja crosta chega a 6.000 graus Celsius.
Há muitas dúvidas sobre essa teoria, especialmente devido ao silêncio das agências especiais e às restrições que elas impõem aos investigadores.
Por que eles proíbem voar sobre os polos? O que está realmente escondido? E, especialmente, poderíamos compartilhar nosso mundo com outra civilização totalmente diferente, mesmo sem saber?