Terra

Lua avermelhada pode ser efeito das queimadas no Amazônia e no Pantanal

A coloração avermelhada da Lua, verificada em algumas cidades das regiões Sul e Sudeste do país, pode ser consequência da fumaça das queimadas que consomem o Pantanal e a Amazônia. O efeito é causado pelo contato entre a luz do Sol e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

“Pelo mesmo mesmo motivo, o Sol tem ficado bem vermelho ao nascer e ao se pôr. Você tem observado isso? Fuligem”, explicou o professor Dulcidio Braz Jr., responsável pela coluna “Física na Veia”, de Tilt. “Quando tivemos incêndios gigantescos aqui na Serra da Paulista e na Serra do Caracol (MG), a Lua nasceu alaranjada e, mesmo alta no céu, ainda estava bem laranja.”

A coloração alaranjada ou avermelhada acontece ao anoitecer e ao amanhecer, da mesma maneira que vemos o Sol ou céu nesse horário. Quando nasce, a Lua está tão próxima do horizonte que a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada de atmosfera terrestre antes de chegar aos nossos olhos, diferentemente do que acontece quando o satélite aparece alto no céu, onde o ar é mais rarefeito.

Quando atravessa a atmosfera da Terra, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. Em contato com as moléculas de gases que compõem o ar, algumas cores se dispersam e ficam imperceptíveis. No caso da Lua (e até o Sol) próxima do horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos.

O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição na atmosfera.

Agora, quando ela está bem no alto do céu, a luz refletida conserva a cor original, que é o branco (reunião de todas as cores). Isso porque o ar rarefeito das altitudes elevadas faz com que a perda das tonalidades azul, verde e violeta sejam pequenas.

É bom lembrar que a Lua reflete a luz branca que vem do Sol —que é formada por ondas de vários comprimentos, portanto, formada por várias cores. Embora nosso satélite pareça muito brilhante, reflete apenas 6,7% da luz que recebe do Sol. As partes mais brilhantes de sua superfície são as regiões mais altas e com crateras, compostas de rochas ricas em cálcio e alumínio. As regiões mais escuras são zonas mais baixas, chamadas ‘mares’, compostas de rochas basálticas que refletem muito pouco a luz, daí sua cor acinzentada.

Fonte

Dois esclarecimentos sobre a Lua Vermelha no Brasil em primeiro de outubro

Primeiro, Luas vermelhas por fatores astronômicos são ocasionadas por eclipses lunares, e no dia primeiro de outubro não tivemos eclipse da lua. A causa, portanto, não foi astronômica, mas sim, a mesma causa que, muitas vezes, deixa o Sol bastante avermelhado no poente, ou seja, combinação entre ar seco e grande quantidade de poeira e fuligem no ar.
Para que a Lua ficasse vermelha por fatores astronômicos, ela teria que ter passado por trás do cone de sombra da Terra, O QUE NÃO ACONTECEU NAQUELA NOITE.

Segundo, essa matéria não tem qualquer natureza política. Está sendo publicada porque aconteceu em vários pontos do Brasil, surpreendendo a muitos.
Se fosse por causa de eclipse, iria aparecer em outras regiões fora do Brasil e não somente nas regiões Sul e Sudeste, afetadas pela fumaceira das queimadas em suspensão, numa combinação com esse clima terrível de ar seco.

Certos comentaristas que estão com a mente controlada por POLÍTICA, porque parecem ver política em tudo, perdendo até a razão e a capacidade de pensar sem condicionamento ou direcionamento, ou ideologia política, entram aqui com palavras ignorantes e ofensivas.
Serão banidos, fica o aviso.
Porque gente desse tipo, sofrendo lavagem cerebral por causa de política, nada acrescenta, mas muito atrapalha.
Além de serem pessoalmente INSUPORTÁVEIS.

Até porque ninguém aqui teceu comentários de natureza política, apenas nos reportamos ao fenômeno incomum de uma lua vermelha fora de um eclipse lunar, quando normalmente ocorre.
Essa lua vermelha foi fabricada pelos humanos mesmo.
Ninguém também falou em políticos x ou y aqui.
Vamos então colocar a culpa no FOGO.
Para evitar a fúria assassina dos fanáticos políticos de plantão, querendo tapar o Sol, e agora, até a LUA com a peneira.
Lamentável.

JP em 03.10.2020

Comentários

Botão Voltar ao topo