MistériosTerra

Meteoro clareia o céu na região que apareceu o Crop Circle no Sul do Brasil

Crop Circle - Meteoro

Nesta segunda-feira (3), o Observatório Heller & Jung, na região metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteoro bólido (bola de fogo), também conhecido popularmente como estrela cadente sobre o Rio Grande do Sul.

Ele entrou na atmosfera às 2h26 (GMT) sobre o município de Capanda Canoa, segundo o chefe do observatório, professor Carlos Fernando Jung, diretor técnico da Rede Regional de Observação Meteorológica do Sul do Brasil (BRAMON).

Jung disse que a bola de fogo pode fazer parte da chuva de meteoros Gamma Papid de outubro (informações precisam ser confirmadas) e tem uma magnitude de -9, a maior registrada este ano. A bola de fogo entrou na atmosfera a uma altitude de cerca de 107 km e explodiu a uma altitude de 81,8 km com um período de cerca de 5 segundos.

Quanto mais negativa a razão de magnitude, mais brilhante o fenômeno ou objeto. Para comparação, Vênus brilha a -5 e a Lua Cheia a -13.

As imagens foram obtidas por uma câmera orientada ao zênite. Este é um termo astronômico para o ponto em que os eixos verticais que se estendem da cabeça do observador até a esfera celeste se cruzam. “Como se tivéssemos 100% de certeza”, simplifica Jung.

Gravações de outras câmeras coletadas pela plataforma Clima ao Vivo mostram a passagem do fenômeno por várias cidades da região sul.
Canoas (RS), Florianópolis (SC), Timbe do Sul (SC), Chapecó (SC), Clicium (RS), Tangará (SC), Caxias do Sul (RS).

Meteoro, estrela cadente ou bola de fogo?

Quando pequenas rochas espaciais (também chamadas de meteoritos) colidem com a atmosfera da Terra em velocidades muito altas, seu atrito com o ar aquece e ioniza o gás circundante, criando um fenômeno luminescente chamado meteoro (a popular “estrela cadente”). .

Dependendo de sua intensidade e comportamento, os meteoros podem ser “promovidos” à categoria bola de fogo ou bola de fogo. O primeiro, como o nome sugere, é bastante grande e brilhante. O segundo também é muito brilhante e deixa um rastro ionizado permanente que eventualmente explode.

Ambos são causados ​​por fragmentos de rocha ligeiramente maiores do que aqueles que criam meteoros “normais”. No entanto, eles são inofensivos.
A maioria das rochas vaporiza completamente ao passar pela atmosfera.

Dependendo de certas condições, como tamanho, composição e ângulo de entrada, pequenos fragmentos de meteoritos podem sobreviver ao processo e deixar fragmentos no solo chamados meteoritos.

Região que apareceu o Crop Circle

Depois de vários anos sem novos Crop Circles no Brasil (e o último modelo de Santa Catarina apareceu em 2020, depois de anos sem nenhum novo objeto), um belo objeto aparece na manhã de 04.10.2022.

Veja mais:

Comentários

Botão Voltar ao topo