Entregar a própria vida por amor na defesa de alguém ou de algum ideal é o ato da maior coragem possível, é a própria coroação da força na sublimação total do instinto de auto-preservação.
Isso me lembra uma parábola zen:
Certa vez, um guerreiro vaidoso e ciente de sua força, que costumava intimidar a tudo e a todos, parou diante de um monge tranquilo, e bradou em alta voz, querendo acovardá-lo:
-você não sabe que eu posso matar voce agora com a minha espada? Não tem medo?
E o monge respondeu:
– e voce não sabe que eu posso morrer agora tranquilamente diante do fio da tua espada? Não tem medo?
Nessa hora, o guerreiro se estremeceu diante da serena força do monge, e se afastou. E nunca mais molestou ninguém.
Os fortes lutam, mas só os seres realmente livres amam.
Porque estão livres do maior inimigo: o apego a si mesmos.
Só quem não tem mais apego a si mesmo é capaz de colocar todas as suas forças naquele ponto, naquele ideal ou causa, amor ou voto. E ao fazer isso, vence.
Todos querem o papel de leão, mas raramente alguma alma se habilita ao papel de cordeiro. Mas é o sacrifício do cordeiro que realmente decide a batalha.
Porque a morte do justo é que incentiva os outros justos a lutarem até o fim. Isso é registrado em todas as páginas da História, e não estou falando só no âmbito religioso. Todas as libertações vieram de cordeiros, não de leões. A morte dos cordeiros é que despertou a revolução nos leões.
“O homem verdadeiramente forte é o que controla a si mesmo. O homem que não se controla será sempre controlado por outros homens, mas o homem que conquista o auto-controle, este conquistará o mundo. E fará da sua vontade a força real.”
Medo de nada é o seu escudo.
Vontade é sua espada.
E Amor, a sua eterna proteção e luz guia.
Toda força sem amor é uma força vazia.
Toda força sem luz é uma força cega.
Toda força sem controle é uma força fraca.
A força vazia não se sustenta, e logo se dissipa.
A força cega acaba por voltar contra si mesma e se auto-destruir.
E a força fraca … bem, nunca foi força.
A força forte foi nutrida e guiada pelo amor, concentrada pela vontade no controle de si mesma, e bem dirigida pela luz da inteligência.
Todo guerreiro e todo cavaleiro da Ordem Real sabe disso e aprende isso desde o dia que ingressa na mesma.
Portanto, nunca subestime os cordeiros, porque eles podem mais que os leões. Na ótica do ego humano, pode parecer contraditório esse dizer, mas na ótica do Universo, é o sacrifício que soluciona todas as demandas por causa do seu invencível poder de renovação.
A terra está cheia de leões, mas vazia de cordeiros.
E por isso, a renovação está demorando tanto.
Que venha o novo cordeiro então, nutrido por Deus, para derrubar todos os tiranos da Terra!
Não é o poder da tua espada que vencerá as decisivas batalhas de tua vida… e sim, o poder do teu sacrifício. A espada abre caminhos, mas só o sacrifício te dará asas de ascensão!
JP em 05.01.2020