Templates by BIGtheme NET

Os Benefícios da Meditação

Meditação Moderna - Tô no Cosmos

Meditar, do latim “meditari”, pensar, contemplar, considerar, ponderar. Quando se fala em meditação logo pensamos em figuras como de monges asiáticos em um rígida postura e aparência imperturbável. Porém esse é apenas um de inúmeros tipos de meditações que pode ser feita.

Antigamente assuntos relacionados à meditação era de cunho espiritual apenas, porém isso foi mudado e a ciência tem feito várias descobertas sobre essa prática que é benéfica tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Meditation Yoga woman meditating at beach sunset or sunrise relaxing in yoga pose. Serene relaxed female yoga instructor in calm nature sea scene. From Big Island, Hawaii, USA.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, descobriu que pessoas que meditam durante um longo período mantém o cérebro mais conservado conforme vão ficando mais velhas, mais do que aquelas pessoas que não meditam. Participantes que mantiveram o hábito da prática meditativa por cerca de 20 anos tiveram mais massa cinzenta (a camada externa ao cérebro responsável pelo processamento das informações que recebemos e raciocinamos) não danificada comparados com outras pessoas que não praticavam por tanto tempo. Vários são os benefícios, mas com certeza o que se torna o alvo principal para os aventureiros nessa jornada do autoconhecimento, é a busca pelo bem-estar.

 

Com a correria do dia a dia, aquele minutinho de pausa e relaxamento muitas vezes é quase impossível, e é nesse momento que começa a meditação. Meditar sobre como se sintonizar com o tempo, e o tempo se torna um aliado.

Se formos fazer uma lista dos benefícios ela seria muito grande, mas podemos citar: paz interna, concentração, redução da pressão arterial, diminuição do estresse, aumenta a circulação de sangue, diminui a frequência cardíaca, menos energia gasta em vão, controle das emoções, harmoniza o sistema endócrino, etc…

Diminuir as tensões mentais é fundamental para uma vida saudável, assim como uma boa alimentação ajuda a cuidar do corpo, o bom pensamento ajuda a cuidar da mente.

Meditação Chracras - Tô no CosmosPodemos destacar alguns tipos de meditação como: Zazen, meditação Zen Budista que geralmente praticada sentado com as pernas cruzadas em posição de lótus ou não, focando toda a sua atenção na respiração. Vissapana que significa “ver as coisas como elas são”,  que seria uma meditação focada na atenção plena. A Ioga que mistura movimentos físicos com controle mental.

Você pode escolher a que for melhor pra você, ou as que forem, de acordo com a etapa da sua vida e das necessidades do momento.

No quadro abaixo vemos a comparação do antes e depois do cérebro de uma pessoa e a quantidade de informações e tensões armazenadas no cérebro. Para termos uma pequena noção, o lobo frontal é a parte responsável pela raciocínio, planejamento. O lobo parietal, é a parte do cérebro que processa as informações sensoriais acerca do mundo a nossa volta, nos orientando no espaço-tempo. Durante a meditação essa parte desacelera.

Quadro Meditação - Tô no Cosmos

“Tudo é energia e isso é tudo o que há!”, essa célebre frase da ciência afirma as minuciosidades do mundo que nos cerca. Nossos pensamentos são gerados por energia, e um dia carregado resultará numa noite mal dormida. Mais foco, menos ansiedade, grande benefício que podemos adquirir com a prática da meditação.

A meditação é uma aliada aos estudos. Imaginemos que nosso cérebro é um computador, e nossa mente e pensamentos são os programas que contém nele. Quanto mais programas desnecessários só ocupará lugar atrapalhando os programas necessários para rodar o computador sem travar. Muito estudo mal assimilado é como um computador cheio de informação que não está sendo processada de forma correta, e ficando escondidas em pastas que não serão usadas. Eis que a meditação entra como um programinha que ajudará você a ajeitar essas pastas e organizar melhor o seu computador, o seu cérebro.

Isso auxiliará o lado esquerdo do seu cérebro, matemático e científico, trabalhar em conjunto com o lado direito, criativo e intuitivo. Pessoas tidas como gênios tem a habilidade de usar os dois hemisférios de uma forma mais harmoniosa.

Pequenos monges - Tô no Cosmos

Se toda criança de 8 anos no mundo for ensinada a como meditar, nós iremos acabar com a violência do mundo dentro de uma geração”

DALAI LAMA

 

 

 

Matthieu Ricard - Tô no CosmosO monge francês Matthieu Ricard foi eleito o homem mais feliz do mundo depois de testes realizados pela Universidade de Wisconsin, Estados Unidos. Matthieu se tornou PhD em genética molecular em 1972, mas decidiu abandonar a carreira (na verdade não abandonou, apenas a segue de uma maneira não convencional)  para se dedicar ao budismo. Segundo ele, o budismo é uma ciência da mente.

Se quiser assistir a uma excelente palestra de Matthieu Ricard falando sobre “Hábitos para a Felicidade”, clique aqui!

Não custa nada financeiramente, custa apenas o seu tempo, que na realidade será adaptado para si mesmo, te fará enxergar coisas que antes não eram vistas. O que há de mau nisso?

Comentários