Você sabia que o Stress da vida moderna nos tornou falsos respiradores?

Aqui está o que isso faz ao nosso corpo.

Por Rajvi Desai

28 de agosto de 2020

O ato de respirar é um ato involuntário para os seres vivos, ao qual raramente prestamos atenção ou fazemos esforço. Nós inspiramos e expiramos em um ritmo impensado e com regularidade que nos mantém vivos e saudáveis. 

Mas e se estivermos fazendo tudo errado? 

Muitas pessoas respiram superficialmente ou respiram pela parte superior do tórax – inspiram pelo nariz ou pela boca, mas principalmente prendem o ar no peito, usando excessivamente os músculos intercostais entre as costelas e os músculos dos ombros, nunca permitindo que o ar alcance totalmente o diafragma. Uma respiração bem-sucedida, dizem os especialistas, é aquela que atinge a barriga, é profunda e preenche totalmente os pulmões. Mas muito poucas pessoas respiram com tanto cuidado e diligência. 

Por quê? Uma razão pode ser que uma cultura de alto estresse normalizou a necessidade de sufocar as emoções – seja ela choque, dor ou tristeza. “O que acontece quando você reprime as lágrimas, reprime a raiva durante um confronto intenso, anda na ponta dos pés por uma situação de medo ou tenta manter a dor sob controle? Inconscientemente, você prende a respiração ou respira de maneira irregular ”, de acordo com Harvard Health . 

Além disso, os humanos são projetados para respirar superficialmente quando se sentem ameaçados ou experimentam qualquer emoção intensa, por causa de uma resposta de luta ou fuga embutida que contrai nossos músculos e nos deixa tensos, o que significa que prendemos a respiração. 

“Pode ser qualquer coisa, desde sentir-se nervoso em uma sala de aula ou algo que pode estar acontecendo em casa, e você começa a fazer essas micropreparações, que se transformam em um padrão respiratório disfuncional adulto. Acontece sem que percebamos ”, disse a treinadora da respiração, Aimee Hartley, ao The Guardian . Desse modo, um mecanismo temporário de enfrentamento pode se tornar um hábito adulto, eventualmente codificando um padrão respiratório doentio na rotina irrefletida de um adulto.

Essas respirações curtas e rápidas podem induzir estresse, em parte devido à falta de um fluxo saudável e periódico de oxigênio no corpo e porque já associamos a respiração superficial ao estresse. Esse padrão de estresse respiratório é especialmente aparente ao navegar pelas mídias sociais, quando o cérebro está constantemente processando informações estressantes, levando a um corpo perpetuamente tenso que facilita, normaliza as contenções ansiosas e superficiais. 

Os especialistas dizem que escrever um e-mail ou se entregar a qualquer tipo de comunicação estressante também pode deixar as pessoas no limite, alterando os padrões de respiração. Dessa forma, o estresse gera respiração superficial, e a respiração superficial gera mais estresse. Com o passar do tempo, especialmente se o estilo de vida de uma pessoa permanece o mesmo, essas duas tendências se tornam habituais.

Outra razão para a onipresença desse padrão respiratório doentio – que afeta predominantemente mulheres – é a imposição de ser magro, que inculcou uma necessidade quase reflexiva de sugar nosso estômago. Isso evita que as pessoas inspirem profundamente, porque a contração dos músculos do estômago ao tentar sugar a gordura da barriga mantém o ar fora do abdômen; também normaliza a respiração torácica ao longo do tempo, eventualmente mudando os hábitos respiratórios a longo prazo. Por exemplo, a maioria das pessoas suga o estômago ao inspirar e o empurra para fora ao expirar, mas deveria ser o contrário – encha a barriga com ar inspirando e contraia o abdômen ao expirar.

Por que este é um método de respiração melhor? A respiração profunda facilita a troca completa de oxigênio, o que desacelera os batimentos cardíacos e ajuda a estabilizar a pressão arterial. Ele também remove a resposta de lutar ou fugir do corpo e a substitui pela resposta de ‘descanso e digestão’, diz Hartley, que permite ao corpo saber que estamos seguros, reduzindo então os níveis de hormônios do estresse no corpo .

Essa maneira de respirar já foi padronizada como um mecanismo para aliviar a ansiedade e ajudar as pessoas a lidar com ataques de pânico. Focar na respiração, enquanto respira fundo para acalmar o corpo, foi apontado por especialistas como um método eficaz para combater um estado de frenesi. Assim, embora tenhamos normalizado a respiração profunda e focada para lidar com flutuações extremas na saúde mental, ainda não aplicamos o mesmo princípio ao estado de respiração em repouso de muitas pessoas, que pode não envolver respiração rápida, mas ainda é superficial e incompleto.

Os padrões de respiração superficial e o estresse que os acompanha reforçam um ciclo contínuo difícil de quebrar. De acordo com Hartley, o primeiro passo é tornar-se consciente de seu padrão respiratório e, então, encontrar exercícios respiratórios que centralizem respirações profundas e completas, destinadas a facilitar a calma e o relaxamento.

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Ou seja, a ciência médica descobre agora o que a sabedoria milenar, especialmente do Oriente, já conhece há séculos. E se, por um lado, a má respiração pode ser a fonte da maioria de distúrbios físicos e psíquicos do homem moderno, atolado até o pescoço em sua vida urbana tão acelerada e anti-naturalizada, o controle da respiração se torna uma espécie de “remédio universal” para todos os males, do corpo e da mente.
E não custa nada… isto é, enquanto ainda exista ar puro para se respirar…!

Aprenda a respirar, e viva mais… e melhor!

JP em 01.09.2020

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