MundoNaturezaTerra

Terremoto nas Filipinas: o mar recua vários metros

Terremoto nas Filipinas, nesta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)

Nesta sexta-feira, 17 de novembro, as Filipinas sofreram um poderoso terremoto, segundo relatório do Serviço Geológico dos Estados Unidos . O chocante terremoto ocorreu na ilha de Burias, segundo a mesma fonte.

A profundidade do tremor, que ocorreu por volta das 08h14 GMT, foi de 10 quilômetros (6,2 milhas). Segundo a PHIVOLCS, agência filipina responsável pela monitorização e mitigação de erupções vulcânicas, sismos e tsunamis, a magnitude do sismo atingiu 7,2 graus.

Existe um alerta de tsunami? O tremor, que durou vários segundos, ocorreu a aproximadamente 26 quilômetros de Burias, no extremo sul do arquipélago, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Após o terremoto de magnitude 7, foi relatado que o mar recuou abruptamente, seguido por ondas moderadas na costa da cidade de General Santos.

Apesar disso, os especialistas indicaram que a formação de um tsunami não foi prevista. No entanto, os moradores foram aconselhados a permanecer alertas para possíveis tremores secundários e danos.

Imagens chocantes do terremoto Imagens chocantes foram divulgadas mostrando como o terremoto fez tremer sinais e antenas no topo de um prédio de 17 andares. Felizmente, os ocupantes do edifício foram evacuados com segurança, segundo a mídia local.

Também foi noticiado que o terremoto gerou rachaduras e fechou a Ponte Velha Buayan, que liga General Santos e Sarangani, conforme noticiado pela Time.

Em um shopping center da cidade de General Santos, o terremoto foi sentido com força, causando pânico entre os visitantes devido à queda de destroços no auge do tremor.

Os terremotos são eventos frequentes nas Filipinas, já que o país está localizado no Anel de Fogo, área caracterizada pela presença de vulcões que circunda o Oceano Pacífico e é propensa a atividades sísmicas.

Relatório preliminar sobre possíveis vítimas O chefe de polícia da cidade de Koronadal, perto do epicentro do terremoto, informou que não houve relatos de vítimas, mas que as autoridades estavam avaliando os danos a um shopping center que teria sido afetado.

Michael Ricafort, economista do banco RCBC, compartilhou em uma postagem no Facebook que os passageiros do aeroporto da cidade de General Santos foram evacuados para a pista. Até ao momento, não houve relatos imediatos de vítimas, embora o sismo tenha sido sentido numa vasta área da ilha montanhosa de Mindanao, a segunda maior ilha das Filipinas, habitada por aproximadamente 26 milhões de pessoas.

Comentários

Botão Voltar ao topo