Sem categoria

Terremoto de 8.0 graus às vésperas do Grande Alinhamento

O Painel Global mostra que um poderoso abalo sísmico de 7.9 magniudes foi registrado sudeste das ilhas Loyalty, na Nova Caledônia às 13:19 UTC (10/02). O violento abalo teve seu hipocentro estimado a 33 km de profundidade, sob as coordenadas 23.1S e 71.5E .

Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Quando acontecem no oceano, eventos dessa intensidade e profundidade podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

Relatório Sísmico

Nas últimas 48 horas foram detectados 88 terremotos, sendo 73 eventos de leve intensidade e 11 abalos moderados. 3 tremores foram classificados entre forte e muito forte. O evento de maior intensidade atigiu 7.9 magnitudes e foi localizado sudeste das ilhas Loyalty, na Nova Caledônia.

O abalo ocorreu às 13:19 UTC do dia 10/02 e foi localizado a 33 km de profundidade.


Na verdade, conforme o painel abaixo,
a tabela dos terremotos mais recentes, uma série de terremotos acima de seis graus foram disparados naquelaas regiões ao Leste.

As cores amarelo, laranja e vermeho mostram os terremotos em torno de seis graus ou acima.

Repare que, nos horários dos fortes eventos sísmicos registrados nas últimas horas, a taxa dos ventos solares sofreu picos e oscilações notáveis.

Tudo isso às vésperas do Grande Alinhamento de amanhã, dia 11, quando a Lua se alinha com o Sol na fase NOVA.

E novos eventos poderão surgir ainda hoje.
Vamos acompanhar.

Ps: Alguns sites estão recalculando o terremoto em 7.7° mas, mesmo assim, a sequência de cinco tremores até agora, 5.9°, 6.0°, 6.1°, 6.2° e 7.7° pela manhã e no espaço de uma hora é surpreendente!

Para quem não viu ainda.
Lembrando que o alinhamento se configura amanhã,
no dia da Lua Nova (Sol, Lua e Terra reunidos)

JP em 10.02.2021

Comentários
Botão Voltar ao topo