Espiritualidade

Quando a fé é mais poderosa?

Quando tudo vai bem?
Ou quando tudo parece desmoronar a nossa volta?

Vamos pensar em alguns exemplos.
Davi diante do Gigante Golias,
Daniel na cova dos leões,
Moisés diante do mar vermelho.
E o patriarca Abrahão diante do sacrifício do próprio filho

Ou seja, o modelo dos grandes homens e mulheres da Bíblia demonstra que foi na situação de maior aperto que a fé deles fez toda a diferença, quando então o seu coração abrigou um tipo de Amor Incondicional por Deus que significa confiança absoluta na Sua Vontade, por mais que as circunstâncias a nossa volta pareçam hostis e que, de repente, Deus tenha nos abandonado (quando isso também faz parte do teste).

A fé tem que ser testada na escola da vida da mesma forma que a lâmina de uma espada, provando o seu corte.

Sem a provação, a fé se acomoda e caímos naquele tipo de amor interesseiro e egoísta, típico das religiões de cardume, julgando que Deus sempre tem que nos prover de todos os nossos desejos, e quando isso não acontece, nossa língua é levada rapidamente por fraqueza a blasfemar, a praguejar, reclamar e atirar cobranças diante de Deus.

O que significa que perdemos o Amor Incondicional no Criador, já que o cercamos de exigências pessoais para continuar amando-o e lhe prestando culto.
Quando isso não acontece, o negamos, o traímos e o trocamos pelo prímeiro ídolo que cruzar o nosso caminho.

O patriarca Job, mesmo debaixo de seus tormentos, que foram muitos, declara:
“Nem que o Senhor me mate, eu deixarei de confiar nele”

Daniel na cova das feras invocou o Anjo do Senhor e confiou na sua proteção.

O exemplo do patriarca Abrahão foi o mais doloroso!
Como poderia entregar seu próprio e tão desejado filho em sacrifício ao Senhor, num pedido que parecia misturar obediência com loucura?

E no entanto, o Senhor não recebeu o sangue do seu filho, e por sua tamanha obediência, transformou Abrahao no pai da nação eleita.

E Moisés, encurralado pelo Mar Vermelho a frente e o exército egipcio atrás, com sede se sangue e matança?
E um descrente apavorado do seu povo lhe pergunta:

Para onde iremos agora, Moisés?”

E Moisés responde:
“Para os Braços de Deus”

E realizou o maior prodígio de Israel dos tempos do Velho Testamento.

Esta é a verdadeira seleção do joio e do trigo.
Quando tudo vai bem, o salário é gordo e a mesa é farta, saúde e abundância em casa, é fácil agradecer a Deus, manifestando gratidão.

Mas e quando os limites da natureza humana são testados com fome, privação, doença e perda?

Como aconteceu com o próprio Senhor Jesus na cruz?

Muitos apostatarão da fé nos últimos tempos, está escrito, justamente por causa dessa contrariedade sofrida, das suas crenças negadas, suas orações não respondidas, suas mesas não fartas, seu corpo não sadio… muitos simplesmente não suportarão as provas finais, renegando o Pai de toda a Criação por causa de sua fraqueza, levando o seu coração a duvidar, a blasfemar.

Mas é aqui, na fogueira das provações, que os filhos celestiais do Sagrado Senhor se revelam, trigo selecionado do joio.

Porque resistem e nunca deixam de acreditar na sua Infalível Providência e poder em curso, que muitas vezes, desnorteia completamente a nossa razão.

Entregar nas Mãos de Deus, confiar Nele e permitir que a solução se opere segundo a Sua Vontade, e não a nossa.

Geralmente somos testados em nossas fraquezas, não em nossas forças, para que Deus as transforme em forças. Onde é mais dolorido em nosso coração é que os desafios nos cercam. Como nos libertar da sombra do medo e nos converter em guerreiros da luz com as armas da fé?
O Maior Amor do Universo tudo pode em seu querer.
Essa deve (ou deveria) ser a nossa base real para tudo.

Estamos vivendo um tempo de apostasia, e uma falsa espiritualidade cobre o mundo, deslocando o Senhor Deus do seu Trono de soberania para lá colocar o seu ego cheio de cobiça e vaidade, que passou a decretar ao Universo a sua vontade pessoal, e não o inverso. São almas que caminham em trevas do pensamento semeadas por estados de covardia interna diante das provas da vida.

Mas a árvore de raiz mais profunda é a que resiste às tempestades.
O diamante foi um carvão que suportou grandes temperaturas e pressão elevada no interior da terra.
E a semente que não morrer, ela não germinará!

(***)

As lições mais importantes da Biblia não são aquelas que falam da cosmologia do Universo ou dos mistérios dos Anjos… mas sim, aquelas que procuram ensinar a humanidade como alcançar um coração transformado pela Didática divina, numa tal operação que eleve a condição humana, tão fraca, covarde, instável e limitada a níveis que realmente a equiparem com os Filhos de Deus, aqueles que, por confiarem no Pai até as últimas consequencias e com todas as circunstancias desfavoráveis, realizaram os seus prodígios, abrindo o mar, fechando a boca dos leões, derrubando gigantes e vencendo a própria morte.

Estes são os Filhos que Ele reconhece.

Porque estes são os que lhe confiaram como um Pai justo e perfeito… até o fim… até a morte. Como Jesus Cristo, e nem ele foi poupado da provação final.

Os fortes em espírito só podem ser gerados por circunstâncias adversas que operem uma transformação interior na alma humana, a operação da conversão interior do fraco em forte, do vacilante em confiante, do medroso em corajoso, do egoísta em repleto de amor consciente e fé testada e aprovada.

Mas os acomodados nunca mudam sua natureza interna, e são apanhados de surpresa pelas tempestades da vida, reagindo com covardia e fraqueza. Eles não servem para as maiores demandas do Universo. E eles mesmos fogem das circunstâncias adversas que os fortaleceriam.

A verdadeira força reside na raiz de uma alma talhada pelas provações.
A falsa força desmorona diante do menor problema.

(***)

Separar joio e trigo não significa somente uma seleção de pessoas (almas) sobre a Terra, mas também, uma seleção de doutrinas, crenças, conceitos e caminhos, porque o mundo se cobriu de uma falsa espiritualidade, e discernir entre a verdade e a mentira nestes caminhos também está implícito àquela operação de separação do joio e trigo, ou seja, almas em caminhos de perdição e almas na estrada da luz da Verdade.

JP em 14.02.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo