E quem está dizendo isso agora é a Ciência, se alinhando cada vez mais com os argumentos da filosofia antiga diante de suas constantes descobertas.
De acordo com este conceito cada vez mais científico, o Universo pode ser capaz de manifestar consciência!
Ou seja, uma releitura moderna do que os antigos filósofos gregos afirmavam, que o Todo é Mente (consciente, subentendido).
Nem precisamos ir tão longe para reconhecer essa verdade de um Universo consciente. Basta olhar um fractal dele, aqui mesmo, na Terra, chamado Natureza.
Olhe a Natureza, e tudo o que ela faz nos domínios da Vida entrelaçada em cadeias de evolução.
É ou não é totalmente CONSCIENTE a Natureza?
Pois bem, esse tipo de conclusão científica é bem vinda, até porque estava escrito que, perto do fim, toda a humanidade reconheceria o Criador. Especialmente aquela parcela de humanidade que o negava até então.
Apocalipse = Revelação.
Mãos amorosas cuidam de nós sem precisar mostrar a Face, da mesma forma que a criança cresce dentro da existência de sua mãe sem ver seu rosto… apenas sentindo o seu coração, uma vida derivada de outra vida!
O Maior Amor não precisa ser visível para provar que sempre esteve ao nosso redor… por isso esse Amor é chamado Incondicional, já que sua única condição é Amar, ainda que não seja amado…
Derivada das palavras gregas pan (“todos”) e psique (“alma” ou “mente”), panpsiquismo é a ideia de que a consciência – talvez o fenômeno mais misterioso que existe – não é exclusiva dos humanos e de organismos mais complexos, mas permeia todo o universo e é uma característica fundamental da realidade.
JP em 21.12.2022