O significado das Cores dos Alimentos

alimentos- to no cosmos

Todos sabem que uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável e também a melhor prevenção contra várias doenças.

Assim como um designer escolhe as cores para as suas obras, contendo nela a intenção de sua mensagem, a natureza também se encarregou de colocar significados em suas artes, e seguir as cores é uma ótima pista para saber as suas propriedades.

 

Alimentos Amarelos - To no CosmosAMARELO E LARANJA – Ricos em Vitamina C, agem no fortalecimento da pele, dos cabelos, dos olhos, e mantém o sistema nervoso saudável.  Os pigmentos que dão a cor amarela ou laranja às frutas e vegetais são os carotenoides, que colaboram para a melhora o sistema imunológico e para reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e problemas de vista; o betacaroteno é um carotenoide que utiliza o organismo para criar a vitamina A.

A cor amarela é a cor da força  e está ligada ao baço e fortalece a mente e regulariza os órgão da região abdominal.

 

alimentos vermelhos 1- to no cosmosVERMELHO – A cor mais chamativa de todas, a que mais atrai em uma feira ou no fruto de uma árvore, os alimentos com essa cor têm licopeno, nutriente conhecido por ser um poderoso antioxidante. Além de ser preventivo contra alguns tipos de câncer, o licopeno ajuda a proteger o coração, e contra doenças como o Alzheimer e Parkinson.

Vermelho é a cor do ânimo, e quem é desanimado não gosta da cor vermelha, então se você anda desanimado, invista mais nos morangos, melancias, e é claro, no amor.

 

alimentos-verdes-to no cosmosVERDE – O que dá a pigmentação verde aos alimentos é a famosa clorofila. Rico em magnésio aumenta a oxigenação das células e potencializa a vitamina C. O consumo de alimentos desta cor ajuda a repor a energia gasta pelo corpo e ajuda no combate de tumores, principalmente os pulmonares.

O verde é a cor da cura, da saúde, e por isso acalma as pessoas, proporciona uma leveza ao organismo. A cor predominante na natureza ajuda a fortalecer o fígado.

 

 

alimentos brancos - to no cosmos

BRANCO –  O pigmento chamado flavina dá essa tonalidade aos alimentos. A presença dele mostra que eles são ricos em hidratos de carbono, minerais, vitamina B6 e outros importantes nutrientes para o corpo. Esses componentes favorecem a renovação celular e protegem o sistema imunológico, ajudando na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.

O branco representa a pureza, e os alimentos com essa cor são ricos em substâncias anti-inflamatórias.  A contrário do que pensam, a banana e a maçã estão inclusas no grupo de alimentos brancos, e uma vitamina com essas frutas, é tudo de bom.

alimentos roxos - to no cosmosROXO – Beneficiam o sistema nervoso, os músculos, o coração, retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas. Também são ótimas na prevenção de doenças nas articulações.

O roxo é também a cor da espiritualidade, sendo a cor que rege a parte superior do cérebro e a intuição. As frutas e hortaliças com a cor roxa também ajudam a manter a saúde da pele.

Mais do que um prato cheio, um prato bem colorido certamente oferecerá maior diversidade em vitaminas e minerais. A dica dos nutricionistas é de que se tenha pelo menos 3 cores diferentes de alimentos nas principais refeições.

Bom Apetite! 😉

Comentários
Compartilhar