Sem categoria

O Sentido real de Israel na Bíblia

Uma estreita faixa de terra santa escolhida para abrigar a nação de Deus (YHWH, e não ELOHIM, o que faz toda a diferença) e, mais tarde, para ver nascer, de um ventre igualmente santo e sagrado (a Virgem Maria) o Messias, o Cristo, Unigênito do Pai e salvador de toda a raça humana e não somente dos judeus (o que Jesus considerou em suas reflexões missionárias)…

A terra é feminina, como o ventre materno. A natureza é mãe, e não pai, e essa analogia nos permite combinar a terra e o ventre que gerou Jesus igualmente sagrados, embora para muitos protestantes, Maria é comum, mas a terra é sagrada.
Mais sagrada ainda que a terra, é a mãe que gerou o Filho do Altíssimo.
Quem sabe, um dia, compreendam isso, sentindo no coração e não na letra morta distorcida, enfim…

Mas, mesmo Jesus declarando em alto e bom som que SEU REINO NÃO ERA DESTE MUNDO, será que a proposta de YHWH, o Senhor do Velho Testamento, diante de ELOHIM, Deus do Velho Testamento (e do Novo), e poucos discernem sobre isso, será que os planos de YHWH era edificar uma Israel eterna no SENTIDO MATERIAL DA COISA? Mesmo com o Apocalipse declarando em alto e bom som que O MUNDO INTEIRO PERECERIA para ser renovado? E que a Nova Jerusalém, capital da subentendida Nova Israel ou Reino de Deus, desceria dos céus, após toda a Terra transformada e dela nada mais restar do velho mundo, incluindo a velha Israel?

Ou será que todo o mundo vai sucumbir diante das forças anunciadas pelo Apocalipse, exceto Israel, protegida por YHWH com uma ilha verde isolada no meio do caos de uma civilização totalmente devastada? Absurdo pensar numa coisa dessas, totalmente sem lógica… essa ideia só persiste em mentes fanáticas que condicionaram as linhas puras da doutrina ao seu materialismo conceitual deturpador…

Existe uma nova aliança celebrada por Cristo, e uma nova aliança anula a aliança anterior, que foi realmente quebrada quando Israel traiu Jesus Cristo e o entregou a Roma para ser crucificado. Israel caiu em maldição a partir deste dia e, como Caim, o povo judeu recebeu um selo na testa, que fez com que se tornasse errante sobre o mundo, e no ano 70 dC, fosse expulso de de suas terras e perambulasse por todas as nações, que impediam sua entrada, ou então, os submetiam a todo tipo de humilhação. Quase dois mil anos o povo judeu viveu à sombra entre as nações, como que infiltrados, e o pior dos episódios se deu com Hitler e o advento do Terceiro Reich, quando o povo judeu foi perseguido e morto, sem que YHWH interferisse.

A lição foi dura, mas o povo eleito sempre se recusou a aprender a lição da dor, quando aquela lição primeira do amor de Deus foi rejeitada….

No Gênesis 12, Deus YHVH fala a Abraão sobre as terras de sua herança posterior, no entanto, Abrahão ainda era peregrino, e precisou se abrigar no Egito por causa da grande fome.
Isso prefigura o drama do povo judeu, eterno povo errante sobre a Terra.
E mesmo na sua nação, continua tendo que viver debaixo de guerras para sobreviver.
Não vive em paz. Que adianta viver na sua nação se nunca tem paz?

Somente em 1948, por causa de deliberações na ONU, os judeus voltaram para Israel, e pela ocupação parcial dos palestinos, continua em guerra contra eles até os dias de hoje.
Como pode ser que um Deus de amor e bondade que pregou contra a espada e a guerra, contra o ódio e a intolerância, esteja por trás de tudo isso? Esteja inspirando Israel em todas essas coisas? O que há em comum entre a Israel atual (que negou e matou o Messias e segue negando seu nome até hoje, sendo que alguns rabinos já declararam preferir a MORTE do que aceitar Jesus Cristo por Messias) o que há em comum entre esta Israel (e qualquer outra nação do mundo moderno) com o REINO ENSINADO POR CRISTO?

E como poderia Jesus Cristo voltar e salvar os judeus que renegam seu Nome até hoje?
Qual o sentido disso?

Mateus 24 declara que, após todos aqueles sinais no céu e na Terra, sinais de alerta do retorno do Mestre, Jesus enviaria seus ANJOS AOS QUATRO CANTOS PARA REUNIR seus escolhidos DE TODAS AS NAÇÕES Não somente de Israel.
Israel contudo não está fora do plano de redenção.

O problema todo é fazer ISRAEL ACEITAR QUE O MESSIAS JÁ VEIO PARA SI, HÁ DOIS MIL ANOS.
Por isso, eles esperam outro Messias até hoje, e circula a informação de que eles já tem um novo messias por lá, e para ele estão reedificando o novo templo, o que se alinha com a profecia de Paulo, que esse novo templo serviria de cenário para o Anticristo. E não para o Messias que Deus já enviou faz dois mil anos.

A verdadeira Israel espiritual, proposta desde o Velho Testamento e suas simbologias materiais que transcendem a letra morta da interpretação literal, é simplesmente a família espiritual de seres humanos que cumprem os ensinamentos de Jesus Cristo. Simples assim. E que serão reunidos sobre o MONTE SION (Apocalipse 14), outro forte símbolo associado a Israel, e serão RESGATADOS PARA FORA DESTE MUNDO (Arrebatamento). Outro dado que invalida também a teoria de que a Israel material, aquela tripa de nação marcada por tanto ódio e guerras, será preservada por YHWH.

Não há no Apocalipse, revelação da Verdade, nenhuma declaração que afirme que o território de Israel ficara de pé enquanto todo o resto do planeta é destruido pelas forças do caos.
O refúgio não é neste mundo. Jesus levará os escolhidos para fora deste mundo, e ficará com eles por lá pelo menos mil anos antes do Grande Julgamento e da guerra final, Gog e Magog.
Quem associa essas guerras atuais com a profecia de Gog e Magog, do Apocalipse 20, deveria estudar outra vez. Ela acontece depois de mil anos do nosso tempo atual. Não agora.
Mas os erros de interpretação bíblicos são tantos que fica difícil estabelecer um critério discernível para pessoas que se guiam por crenças sólidas sem nenhuma preocupação de revisar o teor das mesmas, dando-lhes nota de certeza absoluta.

A Bíblia nunca errou. Agora, traduções e interpretações sucessivas realmente a têm desfigurado aos poucos. Tão desfigurada como a face do deus moderno adorado por muitos em relação à face do Deus real.

Não é essa Israel de contexto material e histórico que YHWH transformará em reino eterno.
Essa Israel foi apenas um cenário representativo de uma verdade muito maior e transcendente que, infelizmente, continua passando invisível aos olhos cegos do fanatismo de muita gente, que continua achando mesmo que YHWH vai arrasar todos os povos ao redor de Israel, e só ela ficará de pé, apesar de todos os seus crimes acumulados.

Porque o Messias veio a Israel, e não a outra nação, e Israel o entregou a morte…
E não qualquer outra nação. Motivo mais do que suficiente para que todos os pactos, acordos e alianças entre YHWH e aquela nação fossem imediatamente CANCELADOS, diante da nova aliança que Cristo realizou COM TODA A HUMANIDADE, não somente Israel (e na sua compaixão, Cristo não excluiu Israel da nova aliança, desde que o povo aceitasse sua Verdade).

Jesus declarou várias vezes a realidade tenebrosa do Sistema por trás deste mundo, chamando-o de Príncipe deste mundo, associado ao poder das riquezas e das políticas do capitalismo e da força militar. Onde poderia haver Reino de Deus neste mundo cujo deus real é o dinheiro?
Israel tem muito viva essa realidade do dinheiro, afinal, sobreviveu quase dois mil anos em sua expulsão das terras por causa do seu talento para acumular dinheiro. E hoje, Israel se torna um dos centros do capitalismo mais importantes do mundo. Onde colocar os interesses do Deus verdadeiro nesse meio? Um falso deus governa falsas crenças aqui. Mamon é o seu nome.

Judas Iscariotes nunca traiu Jesus Cristo. Ele apenas cumpriu um doloroso papel, o papel do traidor e quem ele representava.
IEHUDAH, o nome de Judas, vem da mesma raiz do nome JUDEU.
Portanto, Judas representou o papel dos judeus, os verdadeiros traidores de Cristo, por trinta moedas (capitalismo), tanto que na Cabala, o nome Judas (IEHUDAH) vale exatamente 30!

IHUDH = 10+5+6+4+5 = 30

Claro, clarissimo, a verdadeira Israel espiritual nada tem a ver com uma nação que sobrevive a custa de guerras e capitalismo. Jesus desceu a Israel e mandou que o povo baixasse a espada diante dos romanos. Porque o maior cativeiro e prisão era o cativeiro e a prisão do pecado, e enquanto o pecado continuasse em Israel, Deus continuaria enviando povos opressores sobre os judeus, como das outras vezes no passado (egípcios, filisteus, babilônios, etc).

Mas os judeus da época não aceitaram essa mensagem de Cristo, e preferiram calar sua voz, empurrando o braço de Roma na sua crucificação.

As origens do nome ISRAEL

IShRAL vale 541 (soma 10, número de Iod, a letra de poder da Cabala, inicial dos nomes de Jesus Ieshua e YHVH, entre muitos outros).

É consensual entre os acadêmicos a derivação de Israel a partir de uma forma verbal semita ocidental como sarâ (lutar, prevalecer, reinar [com]), e do elemento teofórico El (“Deus”), o que indicia que a designação poderá ter partido do próprio povo que a usou, podendo-se supor que partilharia uma identidade cultural e uma noção comum de religiosidade (culto a El), assim como, talvez, uma propensão para a guerra.

A sua etimologia é sugerida na passagem do Gênesis 32:28, na qual Jacó luta contra um anjo de Deus e o vence, após o que recebe de Deus o nome de Israel. O nome conteria, assim, o significado para a realização de um pacto entre Deus e Israel, mantendo a memória e identidade do povo através dos tempos, e definindo as regras de sua relação com o divino.

Tudo isso subentende que a nação eleita seria provada e testada de todas as formas por YHWH.
Transportado ao seu aspecto espiritual revelado por Jesus Cristo, o verdadeiro israelita é aquele que luta contra si mesmo, contra o próprio pecado e se liberta do mal dentro, e não fora, fazendo da guerra contra outros povos sua causa sagrada (deturpada).
Porque guerras nunca cessarão.

O próprio YHWH declarou inúmeras vezes ao povo judeu que, enquanto eles desobedecessem suas leis, YHWH lhes enviaria povos opressores que os escravizariam, e Israel nunca teria paz real em sua terra (e nem fora dela).

Libertadores vieram, como Moises, como Davi, como Gedeão, como Sansão… e como Cristo.
Mas Israel nunca aprendeu de fato a lição.

Se continua cercada por exércitos, se continua ilhada no Oriente Médio, e cercada de palestinos e muçulmanos por todos os lados… é porque ainda não aprendeu a lição que Cristo e os outros libertadores tentaram lhe ensinar. Os fatos falam por si.
Violência atrai violência. Ódio gera mais ódio.

Como podem alguns argumentar que essas ações de Israel em relação aos seus oponentes venha da força protetora de YHWH? Aquele mesmo cujo FILHO pediu que os judeus baixassem as espadas?

Não há paz em Israel e nunca haverá enquanto ela continuar negando O SALVADOR E MESSIAS A ELA ENVIADO, bem como seus ensinamentos.

Os verdadeiros israelitas são como Jacó, que lutaram contra o Anjo, isto é, venceram as próprias tentações e limitações. Lutaram contra si mesmo, contra o ego, contra os pecados, os defeitos, ao invés de culpar o mundo e sair em guerra contra os povos opressores, que não vão parar de chegar.

A lição que Deus pretende ensinar a Israel é a mesma que pretende ensinar a qualquer ser humano, que ainda é vítima dos próprios erros e atrai por causa deles, do lado de fora, todos os inimigos e situações adversas. Enquanto esta causa interna continue viva, os efeitos do lado de fora continuarão também.

A Israel celeste

Sua definição está no Apocalipse capítulos 21 e 22.

Ela é celeste, vem do céu (sua capital, Jerusalém, cidade celeste) e o número 12 é toda a sua métrica. E 144, o valor de seus muros, e da medida do homem que se tornou Anjo, porque venceu a si mesmo. E sua identidade, a família espiritual dos 144 mil. De todas as raças, de todos os sexos, condições sociais. E não de israelitas. Porque foram ceifados por Cristo dos quatro cantos do mundo. E não somente ou exclusivamente de Israel.

Depois que todo este mundo for destruido, e nada mais reste, e quando vierem novos céus e nova terra (Israel também desapareceu), é que os Filhos de Deus voltarão pra reedificar a nova civilização.

A herança genética não contará mais. O velho pacto foi quebrado na cruz, e imediatamente, um novo pacto ali foi assinalado.

O que conta é a ligação de amor e sangue com o Mestre, que nos ligou ao seu espírito pelo novo pacto da Cruz revelado aos 12 apóstolos na Última Ceia. Ligação de amor que só é possível de ser estabelecida com aqueles que cumprem seus ensinamentos.

É lamentável que tão pouca gente compreenda a revelação divina desta forma para os tempos atuais, quando a maioria continua militando em seus proselitismos religiosos, achando mesmo que o verdadeiro Pai quer que sua causa seja defendida com ódio, guerra e armas.

Ainda mais quando os ataques dos inimigos são justificados em função das transgressões do povo eleito, inviabilizando qualquer argumento em nome de uma suposta “guerra santa do Senhor dos Exércitos”
Deus não pode lutar em nome de um povo que transgride seus mandamentos.
Isso contraria a sua própria definição de JUSTO.

Mas eles realmente não entenderam nada da sua Mensagem.
E continuarão sem entender até o fim!
E por causa deles, a doutrina da verdade é destruida.
O fanatismo e o ego místico deturpa tudo a favor de seus desejos e ilusões de paraíso.

Por que tantas guerras em Israel?

Em repetidas citações do Velho Testamento, o Senhor YHWH diz ao povo de Israel que, todas as vezes que este povo eleito transgredir suas leis, o próprio Senhor lhes enviaria povos opressores e inimigos, que os matariam ou os levariam ao cativeiro, como se deu no Egito, na Babilônia e em Roma.

Israel nunca foi uma nação inocente. Toda a guerra que atraiu, foi por causa de suas repetidas transgressões aos mandamentos do Senhor que elegeu aquela nação.

E para piorar o quadro todo, articularam a morte de Jesus Cristo, se vendendo para Roma, o que fez todas as alianças do Senhor YHWH serem anuladas imediatamente, entregando o povo á sua própria sorte, desde a sua expulsão de Israel em 70 dC.

Se Israel atualmente continua sofrendo opressão do mundo palestino, a causa é a mesma.
Eles mesmos, que deveriam dar o exemplo de Nação Sagrada, contrariam as leis do próprio Deus que a escolheu.

Isso é bíblico, velho testamento.
Jesus só confirmou tudo isso ao dizer aos judeus que o real cativeiro era o pecado.
Enquanto continuassem no pecado, Deus não os livraria de Roma.
E de nenhuma outra nação opressora.

Os judeus não entenderam na época.
E continuam sem entender… eles são os primeiros a transgredir os mandamentos de YHWH, e os primeiros a pagar a pesada conta até hoje.

Deus já desistiu de falar. Agora vai começar a agir.
O que não for pelo amor, será pela dor.

Conclusão:
“Aquele que não obedece a Lei de Deus se torna escravo da lei dos homens”
Me desminta se for capaz!

JP em 15.05.2021

Comentários

Botão Voltar ao topo