AstronomiaCiênciaMistérios

O fim da nossa galáxia… A colisão entre Andrômeda e Via Láctea é inevitável!

A Via Láctea está se preparando para uma grande mudança. Os astrônomos avistaram a galáxia de Andrômeda se movendo em nossa direção e dizem que em aproximadamente 4,5 bilhões uma colisão massiva entre as duas galáxias resultará na fusão delas. Isto levará a diversas mudanças na região cósmica e o nosso sistema solar será lançado em uma nova região em termos de núcleo galáctico. Este evento cósmico foi considerado inevitável em pesquisas anteriores.


No entanto, um novo estudo diz que há 50 por cento de probabilidade de que a colisão não aconteça. O estudo, intitulado “Apocalipse quando?” está disponível no servidor de pré-impressão arXiv e investiga se é certo que uma colisão galáctica acontecerá. O artigo está atualmente passando por revisão por pares.


O estudo sobre Andrômeda
Till Sawala, astrofísico da Universidade de Helsinque e coautor do artigo, estudou dados dos telescópios Gaia e Hubble para analisar Andrômeda (a maior), a Via Láctea, o Triângulo e a Grande Nuvem de Magalhães – as maiores galáxias do mundo. o Grupo Local. Prevendo a evolução das galáxias ao longo dos próximos 10 mil milhões de anos, descobriram que Andrómeda e a Via Láctea estavam a fundir-se em pouco menos de metade dos cenários.


“Tal como está, as proclamações do desaparecimento iminente da nossa Galáxia parecem muito exageradas”, escreveram os investigadores no estudo.


Quando Andrômera colidirá com a Via Láctea?
A galáxia de Andrômeda está localizada a 2,5 milhões de anos-luz de distância e os cientistas a estudam há mais de um século. Ele está se movendo em direção à Via Láctea em grande velocidade e uma colisão é considerada certa. A NASA diz que “o universo está se expandindo e acelerando, e colisões entre galáxias próximas umas das outras ainda acontecem”. Isto ocorre “porque eles estão limitados pela gravidade da matéria escura que os rodeia”.


Nossa galáxia vizinha está viajando em grande velocidade. Em 2021, o telescópio Hubble da NASA clicou em um monte de estrelas em Andrômeda e, após análise, a linha do tempo da colisão foi identificada. A galáxia está se movendo em direção à Via Láctea a uma velocidade de 250.000 milhas por hora. Com base nisso, os cientistas concluíram que o encontro frontal acontecerá em cerca de 4 bilhões de anos. Depois disso, as duas galáxias se fundirão completamente em mais dois bilhões de anos e se tornarão uma galáxia elíptica.

**********

Os antigos contemplavam o universo na forma de uma grande roda em eterno movimento, movimento esse gerado pelas contínuas e sucessivas transformações às quais se submetia, desde o ponto zero de sua Criação. Se transforma porque se move, e se move porque se transforma. O que podemos constatar em nossa própria cosmologia familiar, por exemplo, no ciclo das estações. Movimento e transformações combinadas são as derivadas de outra coordenada fundamental da equação das coisas:
o tempo!

JP em 15.08.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo