Terra

Nuvem tóxica de vulcão se alastra pelo mundo e já chega na Índia

Enquanto as cinzas altamente visíveis explodindo do vulcão em erupção La Soufriere em Saint Vincent, no Caribe , resultou em inúmeras fotos e vídeos angustiantes compartilhados online, os satélites estão rastreando outro perigo vulcânico enquanto uma pluma potencialmente tóxica sobe e envolve a terra. De acordo com dados capturados pelo satélite de observação da Terra Sentinel-5, a coluna tóxica de dióxido de enxofre atingiu a Índia ontem.

A plataforma ADAM compartilha imagens que refletem o volume de dióxido de enxofre (SO2) que sai do vulcão caribenho ao se espalhar pelo norte da América do Sul, Oceano Atlântico, África e, agora, Ásia. Imagens compartilhadas ontem mostram uma estreita faixa de emissões concentradas de SO2 chegando até a Índia.

A plataforma ADAM está usando dados do satélite Sentinel 5-Precursor, também conhecido como Sentinel 5P, que foi lançado ao espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA) em outubro de 2017. Como parte do programa Copernicus da Comissão Europeia, o Sentinel 5P foi o primeiro da série dedicada ao monitoramento da atmosfera terrestre. Com o instrumento Tropomi de última geração, você pode coletar dados sobre uma variedade de gases na atmosfera, como dióxido de nitrogênio, ozônio, formaldeído, dióxido de enxofre, metano, monóxido de carbono e vários aerossóis.

O dióxido de enxofre afeta a saúde humana quando inalado. Irrita o nariz, a garganta e as vias respiratórias e causa tosse, respiração ofegante, falta de ar ou sensação de aperto no peito. Os efeitos do dióxido de enxofre são sentidos muito rapidamente, e a maioria das pessoas sentiria os piores sintomas 10 a 15 minutos após a inalação.

As pessoas com maior risco de desenvolver problemas se expostas ao dióxido de enxofre são pessoas com asma ou condições semelhantes. Concentrações extremas de dióxido de enxofre podem ser fatais se inaladas. Quando combinado com outras substâncias, perigos adicionais podem ser criados; por exemplo, a chuva que cai através de uma coluna de dióxido de enxofre pode produzir chuva ácida. 

O dióxido de enxofre é invisível ao olho humano, mas quando reage com outros gases, as partículas de aerossol podem se formar para causar neblina e, segundo a NASA, em eventos extremos e generalizados, o resfriamento do clima.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo