EspiritualidadeMistérios

Miguel, o Anjo de Deus no começo e no fim!

O mesmo Anjo de Deus, que representava a vontade do Senhor YHWH nos muitos eventos relatados no Velho Testamento, é aquele que aparece, no Apocalipse, como o anjo mensageiro das revelações de Jesus Cristo direcionadas a João apóstolo.

O nome hebraico de Miguel é MIKAL, derivando o Michael inglês, por exemplo, ou Michel francês.
Sua pronúncia original é MIKAEL, que significa:
“Quem é como Deus?”

O anagrama deste nome se torna MLAKI, que significa MEU ANJO, e a mesma expressão foi usada diversas vezes ao longo da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, ilustrando um certo Anjo destacado entre os anjos, justamente Miguel, chamado de “Príncipe dos Exércitos do Senhor” (quando ele se apresentou a Josué na conquista de Canaã).

“E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.”
Josué 5:13-15

MIKAL anagrama de MLAKI (meu anjo).

Interessante como o nome Meu Anjo é também o nome de um dos doze profetas menores do Velho Testamento, Malaquias, justamente o último, o décimo segundo, o que fecha o círculo justamente falando do retorno de Elias, como anjo preparador dos caminhos do Senhor.

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
Malaquias 4:5,6

Aquele Elias que voltou na pessoa de São João Batista, de acordo com o próprio Jesus Cristo que lhe reconhecera.

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.”
Mateus 17:11-13

Temos que o profeta Elias foi uma das encarnações bíblicas do Anjo Miguel.

Seus nomes, aliás, parecem demonstrar essa correlação:

Elias (ALIHU, Ele é Deus)
Michael (MIKAL, quem é como Deus)

E se somarmos os dois nomes:
ALIHU + MIKAL = 52 + 101 = 153

Esse número é bem significativo nos evangelhos:

Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.”
João 21:11

Este milagre dos peixes assinala um dos mais especiais relacionados à Graça Divina, e de modo especial, associado ao simbolismo crístico dos peixes: a pesca das almas eleitas na Terra pelos Anjos de Deus.

Daniel é outro profeta que fala claramente do Anjo Miguel se levantando no final dos tempos para guiar os filhos de Deus.

“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.”
Daniel 12:1-3

O Anjo que esteve no alfa e no ômega, desde o Gênesis até o Apocalipse, e é interessante que isso é mencionado justamente nos capítulos 1 e 22 (primeiro e último) daquele Livro da Revelação.

E também, o Anjo de nome declarado no Apocalipse 12, cuja missão é proteger a Criança nascida, a sagrada Egrégora da Cristandade na Terra, contra os ataques do Dragão Vermelho, que ele faz precipitar na Terra, com seus demônios.

O Anjo Miguel é, portanto, o cumpridor da vontade de Cristo, preparando o seu retorno a este mundo da mesma forma como preparou o seu advento em Israel há 2000 anos.

E ele estava em outro começo, o começo da própria humanidade, diante do casal sagrado, conduzindo a grande obra do Amor manifestado do Espírito que se fez carne.

Ele volta para conduzir os pares sagrados de volta para uma Nova Arca de Noé, chamada agora “a salvação que vem da Cruz”.

Tenha-o , portanto, como o seu mais querido amigo.
Amigo da sua alma. Invoque-o o tempo todo.

Todas as vitórias espirituais estarão garantidas, mesmo que você ainda nem tenha entrado na batalha (que já começou).

Porque realmente precisaremos de um amigo poderoso para nos livrar de tantas desgraças chegando ao mundo já condenado pela Justiça Divina.

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo”
Apocalipse 1:1

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
Apocalipse 22:16

JP em 29.06.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo