Em 4 de agosto de 1990, dois caminhantes perto de Calvine, na Escócia , tiraram uma fotografia de um misterioso objeto voador em forma de diamante pairando no meio do céu.
Durante 32 anos essa imagem, apelidada de “foto calvina”, desapareceu dos olhos do público, tornando-se objeto de especulações, teorias e mitos. Mas agora, a imagem inovadora finalmente ressurgiu graças aos esforços do jornalista britânico David Clarke.
Após 13 anos de pesquisa, Clarke – que trabalhou como curador para os Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha e atualmente é professor associado da Sheffield Hallam University – descobriu que o ex- assessor de imprensa da Royal Air Force (RAF) Craig Lindsay havia guardado uma cópia do última impressão original restante, esperando alguém perguntar sobre a misteriosa imagem.
Na foto – uma de uma série de seis que os caminhantes supostamente tiraram – um objeto em forma de diamante pode ser visto voando no céu, enquanto um jato de combate pode ser visto ao fundo não muito longe dele.
É a primeira vez que o público teve acesso à imagem indescritível, que foi descrita como a melhor foto de OVNI já tirada, como conta o site News Week.
Em 1990, os dois caminhantes levaram a foto ao jornal Daily Record da Escócia para publicação. Mas, em vez disso, o jornal entregou a imagem ao Ministério da Defesa britânico, que a manteve em segredo até agora.
“O editor de fotos do Daily Record na época os enviou para Craig Lindsay, que era o assessor de imprensa da RAF na Escócia. Ele passou a impressão para o Ministério da Defesa em Londres, o Ministério da Defesa em Londres então pediu-lhe para obter o Então ele voltou ao Daily Record, pediu ao Daily Record que enviasse os negativos para Londres, o que eles fizeram – surpreendentemente – e foi aí que eles desapareceram.”
Clarke escreve que as informações vinculadas à foto, juntamente com a imagem, já deveriam ter sido divulgadas normalmente, já que 30 anos se passaram.
Mas as identidades dos dois caminhantes que tiraram a foto ainda são desconhecidas e não devem ser reveladas antes de 2072, já que o Ministério da Defesa citou “preocupações com a privacidade”.
“Estranhamente, apesar de toda a publicidade, os dois caras que tiraram as fotos nunca se apresentaram”, disse Clarke à Newsweek .
“Os negativos nunca foram vistos desde que chegaram ao Ministério da Defesa. Agora, o Ministério da Defesa diz que os devolveram ao Daily Record , mas o Daily Record diz que nunca os recebeu e não têm ideia do que aconteceu com eles. Portanto, há muitas perguntas a serem respondidas.”
O que a foto mostra?
Embora não saibamos o que aconteceu com os homens que tiraram a foto, sabemos que o que eles descreveram aconteceu há 32 anos.
De acordo com o que Lindsay disse a Clarke, os dois homens estavam trabalhando como chefs em um hotel em Pitlochry, nas Terras Altas da Escócia, quando, em uma noite de verão, decidiram dar um passeio nas colinas perto de Calvine.
Enquanto caminhavam, os dois avistaram um enorme objeto voador em forma de diamante, movendo-se silenciosamente no céu.
“Eles viram essa coisa no céu e isso os assustou”, disse Clarke à Newsweek .
“Eles correram para uma floresta para manter a cabeça baixa, e ouviram esse jato descer o vale e então, dois minutos depois, ele voltou e começou a circular em torno do objeto. E foi aí que eles tiraram as fotos.”