Megaterremoto no Japão pode causar tsunami de 10 metros, matar 320 mil e despejar 9,5 milhões
Cientistas da Sociedade Sismológica da China alertaram recentemente que uma ruptura no Nankai Trough poderia desencadear um tsunami de 10 metros.
Cientistas na China alertaram que o Japão corre sério risco de um mega terremoto causado por uma falha geológica na costa leste do país.
O potencial terremoto representa uma ameaça para milhões de vidas e pode ser devastador para a economia global, alertaram cientistas da Sociedade Sismológica da China num vídeo publicado online.
Um terremoto potencialmente devastador
Os cientistas da Sociedade Sismológica da China publicaram seu vídeo alguns dias depois que um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a ilha japonesa de Kyushu.
No vídeo, Gao Mengtan, do Instituto de Geofísica da Administração de Terremotos da China, explicou que uma ruptura parcial na calha Nankai, a origem do recente terremoto, poderia desencadear um terremoto de magnitude 8,5. Enquanto isso, uma ruptura completa poderia levar a um terremoto de magnitude 9,1.
O Nankai Trough é uma área ao largo da costa do Japão, no Oceano Pacífico, onde a Placa do Pacífico e a Placa do Mar das Filipinas formam uma falha geológica.
Um terremoto de ruptura total poderia gerar um tsunami superior a 10 metros (33 pés) de altura, conforme relatado pelo South China Morning Post.
Gao e a sua equipa projetaram que tal evento levaria à destruição de 2,38 milhões de edifícios, ceifando a vida a aproximadamente 320 mil pessoas e deslocando mais 9,5 milhões.
Kyushu é um centro da indústria de semicondutores do Japão.
É o lar de mais de 200 fabricantes e cerca de metade da produção de semicondutores do país vem dessa área.
“As cidades próximas da calha de Nankai, especialmente nos aglomerados de Chugoku e Kansai, são centros económicos importantes, representando 70 por cento da indústria transformadora do Japão”, explicou Gao no seu vídeo.
“Um terremoto nesta região afetaria não apenas o setor manufatureiro do Japão, mas também a cadeia de abastecimento global, com perdas econômicas potenciais atingindo 220 trilhões de ienes [1,5 trilhão de dólares], o dobro do orçamento anual do Japão.”
A região de Nankai Trough está atrasada devido a um grande terremoto?
É importante notar que o terremoto de 8 de agosto que atingiu a ilha de Kyushu não provocou uma devastação generalizada. No entanto, levou a Agência Meteorológica do Japão a alertar que há uma probabilidade aumentada de um terremoto significativo ocorrer perto do vale nos próximos dias.
De acordo com Gao, o Nankai Trough gerou um grande terremoto aproximadamente uma vez a cada 117 anos. O último terremoto significativo na região ocorreu em 1946 e gerou um tsunami de 6,9 metros. Isto, disse Gao, representa o alto risco na região de outro grande evento catastrófico.
O Japão utiliza cada vez mais a tecnologia para mitigar os efeitos de tais desastres. Em 2021, por exemplo, Riken e Fujitsu anunciaram que desenvolveram uma poderosa ferramenta preditiva de IA que permite previsões quase em tempo real de inundações causadas por tsunamis.