Mega apagão no México deixa quase todo o país no escuro

O CFE estima que as interrupções afetaram mais de 10,3 milhões de usuários em todo o país, 23% dos quase 45 milhões que possui.

Plano CFE
Foto tirada do Google Maps.

Centenas de milhares de usuários de mídia social relataram interrupções generalizadas na infraestrutura elétrica do país. Os cortes afetaram vários prefeitos na Cidade do México, municípios do Estado do México e em cidades de estados como Querétaro, Monterrey e Guadalajara.

Contatado diretamente pela Forbes México, o CFE confirmou que foi feito um primeiro diagnóstico e confirmou que “não se trata de distribuição ou transmissão. Devemos esperar que o Cenace nos dê um relatório ”.

ATUALIZAÇÃO 1: O Centro Nacional de Controle de Energia (CENACE) informou que a causa do problema era que às 14h28, horário central, “havia um desequilíbrio no Sistema Interligado Nacional entre carga e geração, causando perda de aproximadamente 7.500 Megawatts ”.

Como referência, um megawatt de energia equivale a toda a luz utilizada por um edifício como o Torre Mayor, um dos maiores arranha-céus do país, localizado na Cidade do México.

A autoridade acrescentou que tal desequilíbrio os obrigou a ativar “esquemas de proteção automática com o objetivo de minimizar maiores riscos”. Ele também explicou que está trabalhando em coordenação com o CFE para restaurar o fornecimento de eletricidade em conjunto.

A Comissão Federal de Eletricidade confirmou as informações do CENACE e acrescentou que os cortes de energia podem afetar um total de 10,3 milhões de usuários em todo o país. O número representa quase 23% dos 45 milhões de usuários que atende.

Leia também  Enorme objeto anômalo aparece novamente em radar no México

Fonte

Comentários
Compartilhar