AstronomiaCiênciaMistérios

Mapa de 2.400 anos encontrado na Itália retrata com precisão o céu noturno – e uma estrela misteriosa

Mapa de 2.400 anos encontrado na Itália retrata com precisão o céu noturno – e uma estrela misteriosa

Os pesquisadores descobriram recentemente um mapa detalhado do céu noturno que remonta a mais de 2.400 anos.

O mapa foi gravado em uma pedra branca circular desenterrada em um antigo forte no nordeste da Itália, de acordo com um estudo publicado em 22 de novembro de 2023 na revista Astronomical Notes.

Medindo aproximadamente o tamanho de um pneu de carro, o mapa é composto por 29 gravuras, que a análise estatística indicou terem sido quase certamente criadas por humanos.

Escorpião

Todas as gravuras, exceto uma, estão alinhadas com as estrelas no céu noturno, de acordo com um comunicado de imprensa do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.

O mapa é considerado “bastante completo, mostrando todas as estrelas brilhantes”, incluindo as constelações de Órion, Escorpião e Plêiades, disseram os pesquisadores.

Órion

Notavelmente, porém, uma gravura não correspondia a uma estrela existente, tornando-a muito difícil de explicar.

“Uma possibilidade intrigante é que naquela posição estivesse presente uma estrela brilhante que produziu uma supernova ou, mais provavelmente, uma supernova falhada, deixando um buraco negro como remanescente”, disseram os investigadores.

O mapa – que data de 1800 a 400 a.C. – está entre as representações mais antigas do céu noturno já encontradas.

A criação de tal mapa não exigiria conhecimento avançado do cosmos.

Cassiopéia

“Uma unidade de medida de distâncias angulares, como a largura de um dedo ou uma régua simples, é suficiente, juntamente com uma habilidade básica de contagem elementar”, disseram os pesquisadores.

É possível que tenha sido usado para acompanhar a mudança das estações, altura em que os habitantes da área iniciariam tarefas agrícolas importantes.


Comentários

Botão Voltar ao topo