No Dia das Bruxas, 31 de outubro, um recém-descoberto asteroide fará o seu trajeto próximo da Terra. O problema é que em uma escala de 0-9 em grau de periculosidade quanto a incerteza de sua órbita, o asteroide “2015 TB145” é de grau 9, ou seja, os riscos apresentados por ele é o máximo.
Até o momento esse parece ser o asteroide com o maior grau já registrado.
O asteroide com seu diâmetro estimado em cerca de 500 metros, passará em torno de 1,2 a distância da Lua, cerca de 280 mil – 180 mil quilômetros de distância da Lua e entre 480 mil e 300 mil quilômetros de distância da Terra, em uma velocidade de 35 km/segundo.
O objeto foi detectado apenas no dia 10 de outubro pelos observatório norte-americano Pan-STARRS.
Mesmo com os riscos apresentados, não poderá ser visto a olho nu, mas apenas um bom binóculo ou um simples telescópio será o suficiente para apreciar o objeto celeste (isso caso ele não venha a colidir com a Terra).
O vídeo abaixo mostra a incerteza de sua órbita, e que um possível impacto com a Lua pode realmente acontecer.
https://www.youtube.com/watch?v=Lff8kFCDAm0
Seja por problemas técnicos ou não, o site da Nasa com o link do ‘Asteroide do Halloween‘ ficou fora do ar horas depois da notícia se alastrar.
Muitos cometas, asteroides e outros objetos estão por aí afora, mas esse do Dia das Bruxas traz o ar de mistério junto com o número 9 e a sua data.