A lava incandescente de um vulcão que devastou a ilha espanhola de La Palma atingiu o Oceano Atlântico na noite de terça-feira, nove dias depois de começar a escorrer montanha abaixo, destruindo prédios e plantações .
Grandes nuvens de vapor branco subiram da área de Playa Nueva quando a lava fez contato com o oceano, de acordo com imagens da Reuters. Fotografias compartilhadas nas redes sociais mostraram a lava se acumulando perto de um penhasco.
Autoridades disseram que a lava fluindo para o mar pode desencadear explosões e nuvens de gases tóxicos, e o serviço de emergência das Ilhas Canárias pediu que aqueles que estão ao ar livre encontrem imediatamente um lugar seguro para se abrigar. Nenhum ferimento foi relatado. consulte Mais informação
“Quando a lava atinge o mar, o bloqueio deve ser estritamente observado”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor do comitê de resposta de Pevolca, na terça-feira.
A lava tem fluído pelo flanco oeste do vulcão Cumbre Vieja em direção ao mar desde 19 de setembro, destruindo quase 600 casas e plantações de banana em La Palma, que faz fronteira com Tenerife, no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa norte da África.
Milhares de pessoas foram evacuadas e três vilas costeiras foram fechadas na segunda-feira, em antecipação ao encontro da lava com o Oceano Atlântico.
A lava deságua no mar, vista de Tijarafe, após a erupção de um vulcão nas ilhas Canárias de La Palma, Espanha, em 29 de setembro de 2021. REUTERS / Borja Suarezconsulte Mais informação
A Espanha classificou La Palma como uma zona de desastre na terça-feira, uma medida que vai desencadear apoio financeiro para a ilha.
O governo anunciou um primeiro pacote de 10,5 milhões de euros (12,3 milhões de dólares), que inclui cerca de 5 milhões de euros para a compra de casas e o restante para a aquisição de móveis e utensílios domésticos essenciais, disse a porta-voz do governo Isabel Rodriguez.
Um morador que foi evacuado na semana passada do vilarejo de Tacande de Arriba ficou maravilhado ao descobrir que sua casa ainda estava de pé e seus gatos de estimação intactos.
“É uma sensação boa, uma sensação fantástica”, disse Gert Waegerle, 75, que fugiu da lava com suas cinco tartarugas na sexta-feira, mas teve que deixar os gatos para trás.
“Estou super feliz porque no final tudo deu certo.”