Forte terremoto de 7.1° no mar do Japão

Forte terremoto de 7.1° no mar do Japão

O Painel Global mostra que um poderoso abalo sísmico de 7.1 magniudes foi registrado no Japão, 90 km a leste-nordeste de Namie às 14:07 UTC (13/02). O violento abalo teve seu hipocentro estimado a 54 km de profundidade, sob as coordenadas 37.68N e 141.99E. Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Quando acontecem no oceano, eventos dessa intensidade e profundidade podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o Norte do Japão às 11h08min da manhã deste sábado (13), no horário de Brasília. O tremor durou cerca de 30 segundos.

O epicentro do sismo ocorreu no mar, próximo à cidade de Fukushima — que sofreu com uma tragédia em 2011 que matou mais de 18 mil pessoas.

Segundo a AFP, até o momento não há alertas de tsunami e até mesmo a capital do país, Tóquio, foi sacudida pelo fenômeno.

Há três dias, vale lembrar, um terremoto de magnitude 7,7 ao Sul do Oceano Pacífico gerou a possibilidade de grandes ondas na Austrália.

O sismo deste sábado, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu a 54 quilômetros de profundidade. Vídeos publicados por moradores das redes sociais mostram a força do fenômeno.

Não há informações sobre danos ou vítimas, apesar da intensidade do terremoto. Posteriormente, ainda de acordo com o USGS, houve uma réplica de magnitude 4,7, informou a mesma agência.

A imprensa local registrou cortes de energia elétrica em grandes áreas da região de Tohoku, no Leste.

A operadora Tepco, responsável pelo monitoramento da usina nuclear de Fukushima, cujo reator nuclear foi destruído no terremoto de 2011, afirmou em um tuíte que acompanha estreitamente a evolução da situação.

Leia também  O BIG ONE (Terremoto devastador) pode acontecer a qualquer momento!

Relatório Sísmico
O mapa mostra os 97 terremotos registrados pelo USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, ocorridos nos últimos dois dias. Apenas um dos tremores foi classificado entre forte e muito forte.. O evento mais significativo foi estimado em 7.0 magnitudes e ocorreu às 14:07 UTC de 13/02 no Japão, 90 km a leste-nordeste de Namie, a 54 km de profundidade. O Painel também mostra 78 tremores de fraca intensidade e 18 abalos de classificação moderada.

Esse terremoto (e isso sempre acontece) coincide com uma abrupta elevação da taxa dos ventos solares nesta manhã de 13 de fevereiro.

Efeitos prolongados do último grande alinhamento planetário.

JP em 13.02.2021

Comentários
Compartilhar