Terra

Foguete soviético deverá cair na Terra neste final de semana

O foguete soviético que foi lançado há 48 anos, Kosmos-3M, deverá cair na Terra neste final de semana.

Ele foi lançado no Cosmódromo de Plesetsk em 26 de dezembro de 1973, com objetivo de colocar o satélite DS-U2-GKA (Aureole-2) em órbita.

Quando foi lançado, o segundo estágio do Kosmos-3M pesava mais de 20 toneladas, medindo 6 metros de comprimento e 2,4 metros de diâmetro.

Atualmente, o foguete já drenou o seu combustível e está significativamente mais “leve”, pesando 1,4 toneladas.

Foguete soviético lançado há 48 anos pode cair no Brasil

O corpo do foguete poderá cair no Brasil, uma vez que ele deverá realizar 17 órbitas ao redor da Terra, sendo 4 delas sobre o Brasil.

A reentrada do foguete soviético ocorrer ou não em nosso país ainda é incerto, porém o horário estimado da reentrada é às 21:47 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Os cálculos foram realizados pelo engenheiro Joseph Remis, com uma margem de erro de +- 13 horas.

Como resultado, o corpo do Kosmos-3M, também chamado de SL-8 R/B, poderá cair até a manhã deste sábado (24)

Passagens do corpo do foguete soviético (SL-8 R/B) dentro da margem de erro realizada pelo engenheiro. satflare.com

Reentrada sem riscos

O Kosmos-3M deverá chegar à Terra quase completamente desintegrado, devido a alta velocidade (28 mil km/h) da reentrada.

Os gases atmosféricos são aquecidos e ionizados durante a reentrada, sendo capaz de vaporizar até 80% do corpo devido ao calor.

Logo após, o resto do corpo do foguete deverá ser fragmentado pela resistência do ar, com exceção dos componentes mais maciços

A carcaça do motor e os tanques de pressurização devem resistir à passagem atmosférica, porém o risco de ocorrer algum dano é extremamente pequeno.

A chance de cair em uma cidade ou local habitado é mínimo, pois dois terços da superfície são cobertos por oceanos.

Além disso, todos os continentes ainda tem muitas regiões que são pouco povoadas ou então totalmente isoladas, não oferecendo um maior risco a população em geral, independente do local em que o foguete cair.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo