CiênciaTerra

Espiões americanos alertam que China está construindo armas espaciais

A comunidade de inteligência dos EUA emitiu um aviso terrível de que a China, considerada “a maior ameaça” ao domínio dos Estados Unidos no espaço, está tomando medidas para armar o espaço.

O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI) divulgou um novo relatório de Avaliação de Risco Global na semana passada, no qual detalha um aumento na atividade militar e comercial da China na órbita da Terra. Uma das principais preocupações, na análise do Defense News , é a capacidade cada vez maior da China de disparar satélites do céu com mísseis ou desativá-los com lasers – um sinal de militarização espacial crescente e uma ameaça concreta em qualquer conflito futuro.

Mudando a Liderança

Armas à parte, o relatório destaca que a China parece estar intensamente focada em se tornar o novo líder global em operações espaciais, pesquisa e muito mais.

“Acho que não há dúvida, de modo geral, de que a China está focada em alcançar a liderança no espaço, na verdade, em comparação com os Estados Unidos e tem trabalhado duro em uma variedade de esforços diferentes nesta área para tentar contestar o que se presume nossa liderança ”, disse a diretora da ODNI Avril Haines aos legisladores, de acordo com o Defense News.

Caso em questão, a China está quase pronta para começar a construir sua próxima estação espacial em órbita. Isso não é uma ação militar externa de forma alguma, mas demonstra que a China está prestes a se tornar uma grande força no espaço, especialmente com a aproximação da aposentadoria da Estação Espacial Internacional.

Com seu novo relatório, o comitê de inteligência está pedindo às autoridades que tomem conhecimento das mudanças na dinâmica geopolítica.

Fonte

Comentários
Compartilhar
Botão Voltar ao topo